Brasil

Fórum Mundial da Água publica programação em português

No site do encontro, é possível conhecer os principais detalhes da agenda que reunirá especialistas do Brasil e do mundo em Brasília

Fórum Mundial da Água vai destacar como novidade painéis que vão discutir os chamados temas quentes, como o nexo água-alimento-energia (Getty Images/Getty Images)

Fórum Mundial da Água vai destacar como novidade painéis que vão discutir os chamados temas quentes, como o nexo água-alimento-energia (Getty Images/Getty Images)

AB

Agência Brasil

Publicado em 25 de janeiro de 2018 às 15h23.

O 8º Fórum Mundial da Água, que ocorre em Brasília entre os dias 18 e 23 de março, divulgou hoje (25) a programação oficial do evento em português.

No site do encontro, é possível conhecer os principais detalhes da agenda que reunirá na capital federal especialistas do Brasil e do mundo.

Com o tema Compartilhar a Água, o fórum tem 274 discussões programadas, além de 18 painéis com a participação de chefes de Estado, ministros, parlamentares, presidentes de grandes corporações e representantes de movimentos sociais.

Segundo o consultor do Fórum Mundial da Água, Glauco Kimura, serão abordados assuntos desde a crise hídrica no Brasil até a quantidade de água usada na produção de alimentos.

Ele destaca como novidade painéis que vão discutir os chamados temas quentes, como o nexo água-alimento-energia, por exemplo.

"[Queremos discutir] como conseguimos solucionar o problema de ter água suficiente para a produção de alimentos, para abastecimento público e para a geração de energia, uma vez que a população está crescendo e se estima que vá atingir 9 bilhões até 2050, e a água vai ficar cada vez mais escassa", explica.

Kimura destaca que as alterações climáticas também fazem parte das discussões. "A gente tem visto cada vez mais eventos climáticos extremos acontecendo com mais frequência e mais intensidade, e esses eventos são sentidos através da água, do ciclo hidrológico: ou chove muito, e a gente tem enchentes e inundações, ou chove muito pouco, e a gente passa por secas e estiagens. Isso será discutido de forma muito consistente durante o fórum", acrescenta.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaBrasília

Mais de Brasil

CPI aprova ouvir 55 pessoas, como Careca do INSS, Lupi e ex-ministros da Previdência

Moraes amplia prazo e dá até segunda para PGR se manifestar sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

Motta decide incluir ‘PEC da Blindagem’ e fim do foro na pauta da Câmara

Senado votará projeto contra a 'adultização' de crianças e adolescentes nesta quarta-feira