Brasil

Forças Armadas iniciam ocupação da Maré, no Rio

O conjunto de favelas na zona norte do Rio, que tem 10 quilômetros quadrados de área e 130 mil habitantes, estava ocupado pela Polícia Militar desde

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2014 às 09h00.

Rio - As 15 favelas que compõem o Complexo da Maré, na zona norte do Rio, começaram a ser ocupadas pelas Forças Armadas na manhã deste sábado, numa operação envolvendo tanques e outros veículos militares, que transportam 2.500 agentes. O conjunto de favelas, que tem 10 quilômetros quadrados de área e 130 mil habitantes, estava ocupado pela Polícia Militar desde o último domingo.

Apesar do avanço dos blindados do Exército e da Marinha pelo complexo da Maré, a rotina nas comunidades praticamente não mudou. Até pouco antes das 7 horas deste sábado (5), não havia registro de confrontos nem de prisões.

A única novidade era que moradores se aglomeram perto dos tanques militares para fotografá-los. "Arma a gente já viu muitas, é comum, mas tanque de guerra eu não conhecia", disse uma moradora que se identificou apenas como Maria do Carmo, de 47 anos.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasFavelasMetrópoles globaisRio de JaneiroViolência urbana

Mais de Brasil

Lula demite Nísia e Padilha assumirá Ministério da Saúde

Defesa Civil emite alerta severo de chuvas para São Paulo na tarde desta terça

Tarcísio diz que denúncia da PGR contra Bolsonaro 'não faz sentido nenhum' e critica 'revanchismo'

Pé-de-Meia: como funciona o programa e como sacar o primeiro pagamento