Brasil

Forças Armadas comemoram ter 30% da delegação na Olimpíada

"O fato de termos colocado 145 militares no Time Brasil, o que representa 30% dos nossos atletas, nos enche de orgulho" disse o diretor de Desporto Militar


	Olimpíada: "o fato de termos colocado 145 militares no Time Brasil, o que representa 30% dos nossos atletas, nos enche de orgulho" disse o diretor de Desporto Militar
 (Divulgação / Site Pastoral do Esporte do Rio)

Olimpíada: "o fato de termos colocado 145 militares no Time Brasil, o que representa 30% dos nossos atletas, nos enche de orgulho" disse o diretor de Desporto Militar (Divulgação / Site Pastoral do Esporte do Rio)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2016 às 21h04.

Rio - Com a definição dos 465 brasileiros que vão disputar os Jogos Olímpicos do Rio, o Ministério da Defesa comemora o fato de 145 desses esportistas serem militares, integrantes do Programa de Alto Rendimento da pasta. Desta forma, quase um em cada três componentes do Time Brasil é integrante das Forças Armadas.

"O fato de termos colocado 145 militares no Time Brasil, o que representa 30% dos nossos atletas, nos enche de orgulho; principalmente porque superamos, com larga margem, a meta inicial", festejou o diretor de Desporto Militar do Ministério da Defesa, almirante Paulo Zuccaro.

Com 670 atletas de alto rendimento - sendo 76 militares de carreira e outros 594 temporários -, as Forças Armadas comemoraram terem superado em 45% a meta estipulada de levar 100 desses atletas à Olimpíada. Os militares estarão presentes em 27 modalidades e têm a meta de conquistarem 10 medalhas individuais.

Ainda que o processo seletivo para o programa seja aberto, o edital costuma ser direcionado de forma a incluir atletas específicos, dando pontuação extra a conquistas que só determinados esportistas alcançaram. Foi assim que toda a seleção de judô, formada por 14 atletas, entrou no Exército (homens) e na Marinha (mulheres).

O mesmo vale para a natação, que terá 18 atletas militares em uma delegação de 33 nadadores. Em Londres, em 2012, apenas 51 dos esportistas do Time Brasil era, militares.

Acompanhe tudo sobre:Atletascidades-brasileirasEsportistasMetrópoles globaisOlimpíada 2016OlimpíadasRio de Janeiroseguranca-digital

Mais de Brasil

Rio usará 'legado de energia' da Olimpíada para criar hub de data centers que terá supercomputador

O que diz o projeto que proíbe uso de animais em testes de cosméticos?

Fim do diploma de papel: entenda o que mudou e quais são as novas regras

Tarcísio tem 46% das intenções de voto no 1º turno ao governo de SP em 2026, diz GERP