Brasil

Força-tarefa da Carne Fraca conclui auditoria antes do previsto

Por ter terminado as vistorias antes do previsto, força-tarefa já vai antecipar calendário de fiscalizações em outros estados

Carne: equipes de fiscalização farão um rodízio para "arejar" o trabalho, segundo o secretário (Sean Gallup/Getty Images)

Carne: equipes de fiscalização farão um rodízio para "arejar" o trabalho, segundo o secretário (Sean Gallup/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de abril de 2017 às 13h46.

O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, disse nesta quinta-feira, 6, que a força-tarefa criada pela Pasta após a operação Carne Fraca, da Polícia Federal, concluiu antes do previsto a auditoria nos 21 estabelecimentos que foram alvo das investigações.

Por isso, a decisão foi antecipar o calendário de fiscalizações em outros Estados. Os fiscais vão se concentrar em: Pernambuco, Bahia, Tocantins, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

As equipes de fiscalização farão um rodízio para "arejar" o trabalho, segundo o secretário.

Ele afirmou que não está afastada a possibilidade de troca de superintendentes da Pasta nos Estados e que indícios de cometimento de crimes serão compartilhados com o Ministério Público e a Polícia Federal.

O Ministério da Agricultura aderiu a um programa de compliance da Controladoria-Geral da União (CGU) e vai estimular as empresas do setor a terem seus próprios programas.

Novacki frisou que o sistema de controle sanitário é robusto, o que permitiu apontar problemas pontuais encontrados na auditoria. As fraudes de ordem econômica foram encontradas em apenas 10,2% das amostras e os riscos à saúde, em apenas 8 de 302 analisadas.

Acompanhe tudo sobre:Operação Carne Fraca

Mais de Brasil

Bolsonaro passa por novos exames após crises de soluços e episódios de falta de ar

'Florianópolis é um orgulho para o Brasil e para a América', diz ministro do Turismo argentino em SC

Lula diz que Brasil vive 'uma turbulência desnecessária' causada por Trump

Em meio ao tarifaço, Eduardo Bolsonaro publica foto com secretário do Tesouro dos EUA