Brasil

Força Sindical lamenta "infiltração black bloc" em protesto

Segundo a Força, mais de 100 mil trabalhadores de todo o Brasil estiveram presentes na manifestação desta quarta em Brasília

Protestos: "Não temos nada a ver com esses baderneiros" (Ueslei Marcelino/Reuters)

Protestos: "Não temos nada a ver com esses baderneiros" (Ueslei Marcelino/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de maio de 2017 às 18h03.

Última atualização em 24 de maio de 2017 às 18h04.

Brasília - A Força Sindical divulgou nota nesta quarta-feira, 24, em que lamenta e rechaça a infiltração de integrantes do black blocs na manifestação realizada hoje em Brasília contra as reformas e pela renúncia do presidente Michel Temer.

"Não temos nada a ver com esses baderneiros", diz.

A entidade também atribui ao "despreparo da Polícia Militar de Brasília grande parte da responsabilidade pelas cenas lamentáveis de depredação do patrimônio público".

"Em lugar de prender bandidos comuns e qualificados, de máscara ou de colarinho branco, infelizmente essa polícia se especializa em atacar trabalhadores e trabalhadoras", diz a nota.

Segundo a Força, mais de 100 mil trabalhadores de todo o Brasil estiveram presentes na manifestação desta quarta em Brasília, apesar da Secretaria de Segurança Pública ter estimado a presença de apenas 35 mil pessoas.

"Foi uma manifestação pacífica e organizada, mas forte o suficiente para atrair a atenção de toda a mídia brasileira e boa parte da atenção internacional", diz a entidade.

Para a Força Sindical, a marcha de hoje e a greve geral de 28 de abril deixaram um recado claro: "que não aceitamos as reformas nos termos apresentados pelo governo".

Para a entidade, não há a mínima condição das reformas prosseguirem.

"Têm de ser retiradas e refeitas, repactuadas com toda a sociedade e, especialmente, com o movimento sindical. Não há mais como não ver esta realidade."

Acompanhe tudo sobre:Black BlocsBrasíliaEleiçõesGoverno TemerMichel TemerProtestos

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia