Brasil

Força Nacional irá a cinco sedes da Copa das Confederações

A unidade de elite da Polícia Federal será enviada para reforçar a segurança em meio aos protestos em todo o país, segundo o ministério da Justiça

Manifestantes protestam no Rio de Janeiro no dia 17 de junho: integrantes da Força Nacional já atuaram no protesto do domingo passado diante do Maracanã, antes da partida entre México e Itália (Christophe Simon/AFP)

Manifestantes protestam no Rio de Janeiro no dia 17 de junho: integrantes da Força Nacional já atuaram no protesto do domingo passado diante do Maracanã, antes da partida entre México e Itália (Christophe Simon/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2013 às 09h24.

Brasília - O governo brasileiro enviará a Força Nacional, unidade de elite da Polícia Federal, para reforçar a segurança de cinco sedes da Copa da Confederações, em meio aos protestos em todo o país, anunciou a Agência Brasil.

Membros da Força Nacional, que atua como polícia nos estados em situações de distúrbios sociais, serão enviados aos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará e ao Distrito Federal, informou o ministério da Justiça em um comunicado citado pela agência.

A medida não será aplicada no momento ao estado de Pernambuco, cuja capital, Recife, também é sede da Copa das Confederações, um evento teste para a Copa do Mundo de 2014.

"O perfil da Força Nacional é conciliador, mediador e não repressor", destacou o ministério da Justiça.

Integrantes da Força Nacional já atuaram no protesto do domingo passado diante do Maracanã, antes da partida entre México e Itália.

Manifestantes tentaram se aproximar do estádio e foram dispersados com balas de borracha e gás lacrimogêneo.

Mais de 250.000 pessoas protestaram na segunda-feira nas principais cidades do país contra os altos gastos da Copa das Confederações e do Mundial, assim como contra o aumento do preço dos transportes e contra a corrupção.

Na terça-feira, mais de 50.000 pessoas voltaram a protestar nas ruas de São Paulo.

As manifestações, em sua maioria pacíficas, terminaram com episódios de violência em algumas cidades, como Rio, São Paulo e Porto Alegre.

Novos protestos estão previstos para quinta-feira em todo o país.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaProtestosDados de BrasilEsportesFutebolProtestos no BrasilCopa do MundoMinistério da Justiça e Segurança PúblicaCopa das Confederações

Mais de Brasil

Anistia será votada? Bolsonaro terá pena reduzida? Entenda os próximos passos do projeto na Câmara

Governo nunca teve intenção de acabar com CPTM, mas futuro será desenhado, diz presidente da estatal

Atos contra PEC da Blindagem ocorrem em dezenas cidades do país neste domingo

Fachin se encontra com Papa Leão XIV no Vaticano antes de assumir presidência do STF