Brasil

Força especial do RJ terá exercício simulado nos EUA

O Urban Shield é realizado anualmente há 11 anos e tem por objetivo treinar e avaliar a atuação das forças policiais


	Bope: neste ano, além do Bope, vão participar do exercício simulado 25 forças policiais da região
 (Sean Gallup/Getty Images)

Bope: neste ano, além do Bope, vão participar do exercício simulado 25 forças policiais da região (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2012 às 14h24.

Rio de Janeiro – O Batalhão de Operações Especiais (Bope), força de elite da Polícia Militar fluminense, participará, no final desta semana, de um evento simulado envolvendo várias forças policiais nos Estados Unidos. O Urban Shield é realizado anualmente há 11 anos e tem por objetivo treinar e avaliar a atuação das forças policiais e de emergência da área da Baía de São Francisco, na Costa Oeste norte-americana.

Segundo o chefe do Grupo de Negociação do Bope, capitão Thiago Mota, oito policiais militares do Rio vão participar de uma missão simulada de ação tática ao lado de agentes estrangeiros, provavelmente envolvendo resgate de reféns.

Mota afirma que a interação com outras forças policiais pode contribuir para a preparação do Bope para atuar na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

“Vai ser uma oportunidade muito interessante para a gente poder observar o modo de atuação desses outros grupos, de aprender e, quiçá, de ensinar alguma coisa. Creio que um dos motivos para eles terem nos convidado é poder também observar a forma como desempenhamos nossa doutrina. Certamente vai ser um aprendizado excelente”, disse o capitão.

Neste ano, além do Bope, vão participar do exercício simulado 25 forças policiais da região, além do departamento de presídios da Califórnia e do grupamento especial da polícia da Jordânia.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesFutebolPolícia Militarseguranca-digital

Mais de Brasil

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua

STF forma maioria para manter prisão de Robinho