Brasil

Foram aprovados 103 mil voos durante a Copa, diz Anac

Número de voos corresponde a mais de 14,5 milhões de assentos ofertados para o período, incluindo voos internacionais


	Avião da companhia aérea GOL durante pouso no aeroporto de Congonhas
 (Nacho Doce/Reuters)

Avião da companhia aérea GOL durante pouso no aeroporto de Congonhas (Nacho Doce/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2014 às 20h47.

São Paulo - A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou, até o dia 09 de junho, 103.847 mil voos domésticos e internacionais em todo o País para o período da Copa do Mundo, entre os dias 06 de junho e 20 de julho. Esse número de voos corresponde a mais de 14,5 milhões de assentos ofertados para o período, incluindo voos internacionais.

A Anac explicou que pedidos de novos voos, alterações e cancelamentos ainda estão sendo realizados pelas companhias aéreas junto à agência, 24h por dia, fazendo com que os dados sobre a malha aérea se alterem diariamente. Até o momento, existem cerca de 32 mil pedidos de voos em análise para o período.

A expectativa é que, no total, cerca de 136 mil voos e 18 milhões de assentos sejam aprovados durante o mundial, o que corresponde a um volume 3,8% maior que a malha aérea habitual, de 131 mil voos, ou seja, 5 mil voos a mais.

Taxa de ocupação

Para o período da Copa, foram ofertados 11,5 milhões de assentos para os 15 aeroportos que atendem as cidades-sedes - o que inclui, por exemplo, o aeroporto de Viracopos, em Campinas. Segundo a agência reguladora, a taxa de ocupação dos voos para o mundial nessas cidades cresceu nos últimos dias e alcançou a média geral de 37,5% em 1º de junho, ante os 26,5% de 15 de maio. Mais de 4 milhões de assentos/passagens foram vendidos.

A Anac destaca que há dias, em algumas cidades, em que a taxa de ocupação atinge a média de 80%. É o caso do aeroporto Augusto Severo, em Natal, onde os voos para esta quinta-feira, 12, têm média de ocupação de 83,09%. Na sexta-feira, a cidade sedia o jogo entre México e Camarões.

Para a estreia do Mundial, amanhã, em São Paulo, os voos parecem não ter ocupação tão elevada. Nos aeroportos que servem a capital paulista, a taxa de ocupação média dos voos em Congonhas é de 38,18% nesta quarta-feira e cai para 35,07% amanhã. Em Guarulhos, é de 43,86% e de 48,8%, respectivamente. Já em Campinas, a média é de 55,7% hoje e 39,39% na quinta-feira.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteTransportesAeroportostransportes-no-brasil

Mais de Brasil

'Florianópolis é um orgulho para o Brasil e para a América', diz ministro do Turismo argentino em SC

Lula diz que Brasil vive 'uma turbulência desnecessária' causada por Trump

Em meio ao tarifaço, Eduardo Bolsonaro publica foto com secretário do Tesouro dos EUA

Governo dos EUA cancela vistos de esposa e filha de ministro Alexandre Padilha