Brasil

Focado em 2018, Lula encerra caravana por Minas Gerais

ÀS SETE - O ex-presidente fala hoje em BH; ele escolheu as cidade a dedo por terem grande concentração de eleitores do PT

Durante a viagem, Lula passou por Vale do Aço, Vale do Rio Doce, palco da tragédia de Mariana, e Vale do Mucuri (Lula/Facebook/Divulgação)

Durante a viagem, Lula passou por Vale do Aço, Vale do Rio Doce, palco da tragédia de Mariana, e Vale do Mucuri (Lula/Facebook/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2017 às 06h10.

Última atualização em 30 de outubro de 2017 às 07h10.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerra hoje, com um ato no final da tarde em Belo Horizonte, sua caravana por Minas Gerais. É a segunda que Lula faz – a primeira foi pelo Nordeste – com vistas às eleições presidenciais de 2018, quando pretende ser candidato. Os locais foram escolhidos a dedo por terem grande concentração de eleitores do Partido dos Trabalhadores.

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seção Às Sete e comece o dia bem informado:

Durante a viagem, Lula passou por Vale do Aço, Vale do Rio Doce, palco da tragédia de Mariana, e Vale do Mucuri. Na sexta, dia 27, completou 72 anos e visitou a Coteminas, empresa têxtil criada pelo seu vice José de Alencar e administrada pelo filho, Josué Gomes da Silva. Josué é cogitado como possível vice de Lula nas eleições de 2018.

Os discursos de Lula se repetem. Ele segue dizendo que é perseguido pelas elites por favorecer os mais pobres. Defende-se das acusações dizendo que teve sua vida devassada de todas as formas nos últimos anos e que nada foi encontrado. O ex-presidente, no entanto, já foi condenado em um dos seis processos dos quais é réu, no caso do triplex no Guarujá, a 9,5 anos de prisão.

Caso seja condenado em segunda instância, Lula pode ficar impedido de concorrer pela lei da ficha limpa. O PT trabalha em pareceres jurídicos para sustentar que a candidatura siga em frente mesmo que isso aconteça.

A segunda-feira vai mostrar que o ex-presidente segue em plena campanha. Na última pesquisa de intenções de voto, feita pelo Ibope e divulgada ontem pelo jornal O Globo, Lula aparece liderando a corrida ao Planalto. Ele tem 35% dos votos e faria segundo turno com o deputado Jair Bolsonaro (PEN-RJ), que tem 13%.

A ex-senadora Marina Silva (REDE-AC) tem 8%, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) tem 5%, empatado com Luciano Huck (sem partido) e um ponto à frente do prefeito paulistano João Doria (PSDB). Ciro Gomes (PDT-CE) aparece com 3%.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteEleições 2018Exame HojeLuiz Inácio Lula da SilvaPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi

Carta aberta de servidores do IBGE acusa gestão Pochmann de viés autoritário, político e midiático

Ministra interina diz que Brasil vai analisar decisões de Trump: 'Ele pode falar o que quiser'

Bastidores: pauta ambiental, esvaziamento da COP30 e tarifaço de Trump preocupam Planalto