Brasil

FMUSP pede que Mais Médicos seja retirado da pauta

Direção da Faculdade de Medicina da USP pediu que a Medida Provisória seja tirada da ordem do dia do Congresso

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2013 às 19h17.

São Paulo - A direção da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) pediu, em posição definida nesta quinta-feira, 18, que a Medida Provisória (MP) 621, que estabelece o plano Mais Médicos, seja tirada da ordem do dia do Congresso.

Além disso, a FMUSP requer a continuidade do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) como a forma exclusiva de aceitação de profissionais de outros países, de acordo com informações da Agência Brasil.

Entre as regras previstas no Mais Médicos, está a elaboração de outro período para a graduação de medicina. Os estudantes que passaram no curso a partir de 2015 terão de exercer atividades por dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS) para conseguir o diploma. Outro ato previsto é a contratação de médicos estrangeiros para atuar no serviço público nos arredores dos municípios e no interior do Brasil.

De acordo com os diretores da FMUSP, as medidas do governo não auxiliam a resolver as questões da saúde pública “Se a questão é a falta de médicos, o adiamento de sua formação irá piorar o quadro atual. Se a questão é distribuição dos médicos por todas as regiões do Brasil, a MP não oferece respostas para a migração desses estudantes com a necessária supervisão desses alunos”, diz o comunicado da instituição.

Acompanhe tudo sobre:Ensino superiorFaculdades e universidadesMais MédicosMédicosSaúde no BrasilSUSUSP

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas