Brasil

Teste simultâneo de zika, dengue e chikungunya começa a ser feito

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o registro do teste, chamado Kit ZDC, na segunda-feira

Vacina: de acordo com a Fiocruz, as entregas se darão conforme a demanda do Ministério da Saúde (Osnei Restio/Prefeitura de Nova Odessa/Divulgação)

Vacina: de acordo com a Fiocruz, as entregas se darão conforme a demanda do Ministério da Saúde (Osnei Restio/Prefeitura de Nova Odessa/Divulgação)

AB

Agência Brasil

Publicado em 22 de dezembro de 2016 às 15h16.

Última atualização em 22 de dezembro de 2016 às 16h44.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) iniciou a produção dos primeiros lotes de teste simultâneo de zika, dengue e chikungunya para atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do teste, chamado Kit ZDC, na segunda-feira (19).

O kit detecta o material genético dos três vírus (RNA) em tempo real e o resultado é obtido no mesmo dia. Também permite o diagnóstico na fase aguda da doença, quando os sintomas clínicos das três infecções se manifestam e necessitam de um diagnóstico laboratorial preciso e discriminatório.

"Temos satisfação em entregar essa inovação à sociedade brasileira. Estamos mobilizados para responder à grave situação do vírus Zika e da microcefalia, e esta é parte importante dos nossos esforços", disse o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.

O produto faz o diagnóstico molecular com detecção e diferenciação da infecção. A inovação é fruto do trabalho integrado do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) com o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), sob coordenação do Ministério da Saúde.

O kit pode ser usado para o diagnóstico laboratorial dos três vírus, para dois ou para cada um separadamente.

De acordo com a Fiocruz, as entregas se darão conforme a demanda do Ministério da Saúde.

Acompanhe tudo sobre:DengueDoençasSaúdeSUSZika

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas