Brasil

Fiocruz entrega mais de 1 milhão de doses de vacina da AstraZeneca nesta semana

Serão disponibilizadas 500 mil doses na quarta e mais 580 mil até sexta. Em março, segundo a Fiocruz, será entregue um total de 3,8 milhões de doses da vacina

Vacina produzida pela Fiocruz a partir de pesquisa da universidade de Oxford e Astrazeneca (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Vacina produzida pela Fiocruz a partir de pesquisa da universidade de Oxford e Astrazeneca (Tomaz Silva/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 15 de março de 2021 às 19h34.

Última atualização em 15 de março de 2021 às 19h49.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou nesta segunda-feira, 15, que vai entregar na próxima quarta-feira, 17, ao Ministério da Saúde, as primeiras 500.000 doses da vacina contra a covid-19 produzida pela instituição. É a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, cuja técnica de fabricação é dominada pela Fiocruz, entre outras instituições pelo mundo. Na sexta-feira, 19, devem ser entregues mais 580.000 doses, totalizando 1,080 milhão. A distribuição aos estados caberá ao Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A Fiocruz prevê entregar ao ministério, ao longo do mês de março 3,8 milhões de doses. Na sexta-feira, 12, uma segunda linha de produção entrou em operação no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz), aumentando a capacidade produtiva da fábrica de vacinas. A expectativa é chegar até o final do mês com uma produção de cerca de 1 milhão de doses por dia.

Com o registro definitivo concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última sexta-feira, a Fiocruz passou a ter o primeiro registro de uma vacina contra covid-19 produzida no país.

 

 

Acompanhe tudo sobre:AstraZenecaCoronavírusFiocruzPandemiaSaúde no Brasilvacina contra coronavírusVacinas

Mais de Brasil

STF tem maioria para rejeitar revisão da vida toda do INSS

Acidente grave com BRT deixa mais de 60 feridos no Rio de janeiro

X cumpre ordem de Moraes e indica ao STF novo representante legal no Brasil

Quando é o próximo debate para prefeito de SP? Veja data, horário e como assistir ao vivo