Brasil

Fiocruz recebe mais IFA em maio, mas produção da vacina será paralisada

Está prevista para hoje (14) a entrega de mais 4,1 milhões de doses da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, produzida pela Fiocruz no Brasil

Vacina: o primeiro lote de IFA deve chegar no dia 22 e o outro é aguardado para o dia 29 (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Vacina: o primeiro lote de IFA deve chegar no dia 22 e o outro é aguardado para o dia 29 (Tomaz Silva/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 14 de maio de 2021 às 07h30.

Última atualização em 14 de maio de 2021 às 07h34.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) receberá no dia 22 de maio mais uma remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford e fabricada no Brasil pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fiocruz. Outra remessa segue prevista para o dia 29 de maio.

A quantidade de IFA já disponível na Fiocruz sustentará a produção até a próxima semana e garante as entregas até a primeira semana de junho. Com as novas remessas, as entregas das três primeiras semanas de junho também estarão asseguradas.

Para esta sexta-feira, 14 está prevista a entrega de mais 4,1 milhões de doses da vacina ao Ministério da Saúde, totalizando 34,3 milhões de doses disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), o equivalente a mais de 40% dos imunizantes para a covid-19 disponíveis no país - o restante, que corresponde à maior parte, é da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

Até a chegada do IFA "haverá uma interrupção na produção de alguns dias na próxima semana", segundo a Fiocruz. É possível que isso provoque algum impacto na entrega das doses, informa a instituição. O cronograma de entregas permanece semanal, sempre às sextas-feiras, conforme pactuado com o Ministério da Saúde, seguindo a logística de distribuição definida pela pasta.

No momento estão sendo processadas no Centro Tecnológico de Vacinas - CTV de Bio-Manguinhos um milhão de doses da vacina por dia, e a instituição segue avaliando alternativas para aumentar a capacidade de produção.

Assine a EXAME e acesse as notícias mais importante em tempo real.

Acompanhe tudo sobre:AstraZenecaFiocruzVacinas

Mais de Brasil

Chuvas intensas chegam ao Nordeste, mas foco de tempestades segue no Centro-Oeste; veja a previsão

62% dos pais são favoráveis a proibir celulares nas escolas, mostra Datafolha

Ministro da Defesa deve apresentar a Lula opções para compra de novo avião presidencial

Nunes desiste de participar de debate com Boulos desta quinta-feira