Brasil

Fiocruz confirma chegada de nova remessa de IFA no próximo sábado

Os produtos vão garantir a continuidade da produção e as entregas semanais de vacinas ao Programa Nacional de Imunizações até o dia 10 de julho

IFA: desde fevereiro, a Fiocruz já recebeu dez remessas do ingrediente (Ricardo Moraes/Reuters)

IFA: desde fevereiro, a Fiocruz já recebeu dez remessas do ingrediente (Ricardo Moraes/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 7 de junho de 2021 às 15h54.

Última atualização em 7 de junho de 2021 às 16h10.

A Fundação Oswaldo Cruz anunciou hoje, 7, que foi confirmada a chegada, no próximo sábado, 12, de uma nova remessa do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) necessário para a fabricação da vacina Oxford/AstraZeneca contra covid-19.

Sobre a próxima remessa, a Fiocruz adiantou apenas que o IFA a ser recebido vai garantir a continuidade da produção e as entregas semanais de vacinas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) até o dia 10 de julho. Mais detalhes devem ser divulgados ao longo da semana.

A Fiocruz e a AstraZeneca assinaram no ano passado um acordo de encomenda tecnológica que prevê o envio de 14 remessas de IFA para a produção de 100,4 milhões de doses de vacinas até julho. Desde fevereiro, a Fiocruz já recebeu dez remessas.

A fundação tem negociado com a farmacêutica europeia a aceleração do envio do IFA, que é produzido na China, pelo laboratório WuXi Biologics. O motivo é o fato de a capacidade produtiva do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) ser maior do que a quantidade de IFA disponível para produzir vacinas.

Com as 3,3 milhões de doses entregues na semana passada, a Fiocruz chegou a 50,9 milhões de doses disponibilizadas para o PNI. O total inclui as 4 milhões de doses importadas prontas da Índia e as mais de 46 milhões já produzidas e liberadas por Bio-Manguinhos. 

Acompanhe tudo sobre:AstraZenecaCoronavírusFiocruzPandemiaSaúde no BrasilUniversidade de Oxfordvacina contra coronavírusVacinas

Mais de Brasil

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe