Frio: fenômeno El-Niño ocorrerá de forma rápida, impulsionado por um sistema de alta pressão que acontece em sequência e favorecerá a virada na temperatura (Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)
Agência de notícias
Publicado em 21 de março de 2024 às 06h36.
Última atualização em 21 de março de 2024 às 07h28.
Os dias de calor estão contados no Brasil. A primeira frente fria do outono se aproxima e fará com que as temperaturas diminuam. A estação marca um período de transição do final do verão e El Niño, quando o clima ainda é afetado por massas de ar quente. No entanto, em especial no Rio Grande do Sul, os termômetros devem marcar uma diferença de até 10 °C, indica a empresa Met Sul.
Ainda segundo o MetSul, a tarde desta quarta-feira no Sul do país foi ensolarada e impactada por uma corrente de vento nos baixos níveis da atmosfera. Com isso, as máximas ultrapassaram os 35°C em alguns pontos. No entanto, essa realidade tende a mudar a partir da madrugada de quinta-feira.
O fenômeno ocorrerá de forma rápida, impulsionado por um sistema de alta pressão que acontece em sequência e favorecerá a virada na temperatura. A velocidade com que esse evento passará pelo estado pode gerar vendavais. Além disso, a chegada do fenômeno também aponta para tempestade na região, segundo o Inmet.
O órgão emitiu alertas de " Grande Perigo" devido às tempestades previstas para a região. A previsão indica que pode chover mais de 100 mm/dia, e os ventos podem ultrapassar 100 km/h. Há chances de queda de granizo. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O Paraná, por sua vez, está sob um alerta de "Perigo" para uma tempestade, com validade entre as 7h e 22h desta quinta-feira. A chuva deve ficar entre 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo.
A quinta-feira será marcada pela virada brusca na temperatura, segundo o MetSul. Entre a manhã e a noite, o declínio será superior a 10°C em diversos municípios do Rio Grande do Sul. Ao logo do dia, os temporais devem atingir áreas de Santa Catarina e do Paraná.
Ainda na sexta e também no sábado, o fenômeno seguirá pelo leste do Sudeste, gerando volumes de chuva de 70 mm. Já em áreas do Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, s Zona da Mata de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, o Inmet aponta que a chuva poderá superar os 150 mm por dia.
Ao longo da sexta, as temperaturas cairão em parte do Centro-Oeste, como Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e de Goiás e áreas da Região Sudeste, como os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais.
No sábado, as temperaturas mínimas podem ficar em torno dos 4°C em pontos das serras gaúcha e catarinense. Além disso, pode acontecer o primeiro episódio de geada do outono nestas áreas, avisa o Inmet.