Brasil

Filho de Ivo Pitanguy é denunciado por homicídio culposo

O empresário Ivo Nascimento de Campos Pitanguy, que atropelou e matou um operário, foi denunciado por homicídio culposo


	Cruz na beira da estrada marca local de morte
 (REUTERS/Nacho Doce/Reuters)

Cruz na beira da estrada marca local de morte (REUTERS/Nacho Doce/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de agosto de 2015 às 22h33.

Rio - O empresário Ivo Nascimento de Campos Pitanguy, de 59 anos, que na última quinta-feira, enquanto dirigia supostamente embriagado pela zona sul do Rio, atropelou e matou o operário José Fernando Ferreira da Silva, de 44 anos, foi denunciado nesta terça-feira (25) pelo Ministério Público à 40ª Vara Criminal do Rio por homicídio culposo (sem intenção).

O empresário, que é filho do cirurgião Ivo Pitanguy, havia sido indiciado pela delegada Monique Vidal, da 14ª DP (Leblon), por homicídio doloso (intencional).

Em casos de acidente de trânsito é habitual que o causador seja denunciado por crime culposo, mas a delegada considerou que, ao dirigir embriagado, como afirmam testemunhas do acidente e policiais que atenderam a ocorrência, Pitanguy assumiu o risco de matar alguém e portanto deveria ser denunciado por crime doloso.

O Ministério Público não aceitou a tese da delegada. Além da prisão, que pode variar de seis meses a três anos, Pitanguy está sujeito a multa e suspensão ou proibição de obter a permissão ou a habilitação para dirigir.

O empresário está preso no complexo penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio, desde domingo, quando deixou o Hospital Municipal Miguel Couto, onde se recuperou de ferimentos causados pelo acidente.

O caso

O empresário, que acumulava 70 multas de trânsito nos últimos cinco anos (14 delas por dirigir embriagado) seguia pela Rua Marquês de São Vicente, na Gávea, quando, às 23h30 de quinta-feira (20), perdeu o controle de seu veículo, que subiu na calçada e atingiu José Fernando.

O operário trabalhava nas obras de construção da Linha 4 do Metrô e havia acabado de sair do trabalho quando foi atropelado.

Chegou a ser socorrido, mas morreu no Hospital Miguel Couto. O corpo do operário foi enterrado anteontem em Sertânia, município pernambucano de 35 mil habitantes onde mora sua família. José Fernando era casado e tinha dois filhos.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-transitoMinistério Públicomobilidade-urbanaTrânsito

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU