Brasil

Figueiredo se reúne com Susan Rice até quinta nos EUA

Itamaraty confirmou a realização de reunião com a conselheira de Segurança Nacional da Casa Branca ainda nesta semana


	Ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo: encontro ocorrerá na quarta-feira, 11, ou na quinta-feira, 12, em Washington
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo: encontro ocorrerá na quarta-feira, 11, ou na quinta-feira, 12, em Washington (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2013 às 19h14.

Brasília - O Itamaraty confirma a realização de reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, e a conselheira de Segurança Nacional da Casa Branca, Susan Rice, ainda esta semana. O encontro ocorrerá na quarta-feira, 11, ou na quinta-feira, 12, em Washington. A agenda definitiva ainda está sendo elaborada, mas a reunião está confirmada.

O assunto principal do encontro em Washington, neste momento, envolve as providências que estão sendo tomadas pelos Estados Unidos diante da fala da presidente Dilma Rousseff na última sexta-feira, 6, de que queria saber "tudo o que há" sobre o Brasil nos serviços de espionagem norte-americanos. A cobrança veio após a denúncia de que autoridades dos Estados Unidos estariam espionando o Palácio do Planalto, inclusive a presidente. "Quero saber tudo o que há sobre o Brasil, tudo o que é feito com o Brasil", disse Dilma em São Petersburgo, antes de deixar a Rússia, onde participou da reunião do G-20.

A viagem de Figueiredo aos Estados Unidos já estava prevista, pois ele iria à Organização das Nações Unidas (ONU), de onde se deslocou no final do mês passado para assumir o comando do Itamaraty, após o episódio envolvendo a chegada ao Brasil do senador boliviano Roger Pinto Molina, que estava na missão diplomática do Brasil em La Paz desde maio de 2012. Figueiredo era, até então, o representante permanente do Brasil junto à ONU, e tinha visita prevista a Nova York. O encontro com Susan Rice em Washington, no entanto, foi oficialmente confirmado nesta segunda.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaEspionagemItamaratyLuiz Alberto FigueiredoMinistério das Relações ExterioresNSA

Mais de Brasil

STF tem maioria para rejeitar revisão da vida toda do INSS

Acidente grave com BRT deixa mais de 60 feridos no Rio de janeiro

X cumpre ordem de Moraes e indica ao STF novo representante legal no Brasil

Quando é o próximo debate para prefeito de SP? Veja data, horário e como assistir ao vivo