Brasil

Fifa volta a mostrar preocupação com obras da Copa

O Brasil está mergulhado em problemas organizacionais e burocráticos desde que foi anunciado como sede em 2007

É provável que algumas instalações, incluindo o estádio do Maracanã, só deverão ficar prontos apenas algumas semanas antes do início da Copa do Mundo (Arthur Boppré/Wikimedia Commons)

É provável que algumas instalações, incluindo o estádio do Maracanã, só deverão ficar prontos apenas algumas semanas antes do início da Copa do Mundo (Arthur Boppré/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2011 às 09h38.

Moscou - A Fifa mostrou que continua preocupada com a lentidão dos preparativos do Brasil para a Copa do Mundo de 2014 ao declarar que os dirigentes parecem ter investido mais energia para que o País fosse escolhido a sede do torneio do que para organizá-lo. "Nós não temos estádios, não temos aeroportos", disse nesta sexta-feira o secretário-geral Jerome Valcke, em um fórum sobre o futebol em Moscou.

Ele acrescentou que parecia cada vez mais provável que algumas instalações, incluindo o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, só deverão ficar prontos apenas algumas semanas antes do início da Copa do Mundo. "O Maracanã [ainda] não é um estádio de Copa do Mundo", disse Valcke, acrescentando que no Brasil "a questão principal não é organizar a Copa do Mundo, mas ganhar a Copa do Mundo".

O Brasil, que ganhou os direito de receber a Copa do Mundo depois de outras nações sul-americanas retirarem suas propostas, está mergulhado em problemas organizacionais e burocráticos desde que foi anunciado como sede em 2007. Trabalhadores realizaram uma greve neste mês e paralisaram as obras do Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, que é uma das cidades que tentam sediar o jogo de abertura, assim como Brasília e São Paulo.

No dia 15, a Câmara dos Deputados aprovou o texto básico da medida provisória que cria regras especiais de licitação para a construção de estádios e outras obras para Copa e a Olimpíada, conhecido como Regime Diferenciado de Contratações Públicas. Mas a votação da medida provisória só será concluída com a votação das propostas de mudanças apresentadas pela oposição, o que deverá ocorrer na próxima semana.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesEstádiosFifaFutebolSetor de esportes

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso