Brasil

Fifa suspende assessor da CBF por agressão a chileno

O motivo foi uma briga que ocorreu no final do primeiro tempo do confronto entre Chile e Brasil


	Paiva: "foi uma confusão generalizada, não foi algo só comigo", disse
 (Michael Regan/Getty Images)

Paiva: "foi uma confusão generalizada, não foi algo só comigo", disse (Michael Regan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de junho de 2014 às 12h12.

Rio - A Fifa suspendeu Rodrigo Paiva, assessor de imprensa da CBF, por um jogo pela briga que ocorreu no final do primeiro tempo do confronto entre Chile e Brasil. Após o jogo de sábado, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, jogadores chilenos o acusaram de ter acertado um soco no atacante chileno Mauricio Pinilla.

"O que aconteceu foi que o chefe da imprensa de vocês acertou o nosso jogador", disse Maria José, funcionária do departamento de comunicação da Federação Chilena.

"Foi uma confusão generalizada, não foi algo só comigo", disse Paiva. "Só que o Pinilla veio para cima de mim e eu apenas me defendi. Reagi empurrando ele", explicou.

A confusão já tinha começado dentro de campo, quando o juiz apitou o final do primeiro tempo. Fred e Gary Medel se estranharam e o caso acabou ganhando proporções maiores no caminho para o vestiário.

A Fifa confirmou que ainda está avaliando o caso para saber se outros também serão punidos. Mas, já num primeiro momento, a decisão de suspender Paiva por um jogo ocorreu por conta de sua expulsão durante o intervalo do jogo.

"Ele foi expulso", declarou Delia Fischer, porta-voz da Fifa. Segundo ela, a CBF tem até 19 horas da terça-feira para apresentar sua defesa.

A Fifa pode punir outros envolvidos, ainda que uma sanção só prejudicaria o Brasil, que continua na competição. A entidade vai avaliar quem começou a briga e uma punição ainda vai levar em consideração o que ocorreu dentro ou fora de campo.

No sábado, a seleção brasileira empatou com o Chile por 1 a 1, em Belo Horizonte, no tempo normal e na prorrogação, mas garantiu vaga nas quartas de final na disputa de pênaltis.

Acompanhe tudo sobre:CBFCopa do MundoEsportesFifaFutebol

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP