Brasil

Fifa inicia série final de visitas aos estádios da Copa

Jérôme Valcke passará por quatro capitais para conferir as obras

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2014 às 08h24.

São Paulo - Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, visita o Itaquerão nesta terça-feira, às 10h30. É a última vistoria do dirigente, acompanhado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e de representantes do Comitê Organizador Local (COL), antes de o estádio passar pelo seu primeiro evento-teste, dia 10 de maio.

Valcke ainda vai passar por Cuiabá, Curitiba e Fortaleza para fechar o ciclo de visitas oficiais da Fifa até entidade receber as arenas para a Copa, na segunda quinzena de maio.

Em São Paulo, o secretário-geral da Fifa vai encontrar o estádio do Corinthians em obras. Não está descartada uma cobrança ao clube a respeito das instalações temporárias, que devem custar cerca de R$ 60 milhões. Andrés Sanchez, ex-presidente do clube e responsável pelas obras do estádio, não revelou quem vai bancar as instalações.

Valcke vai vistoriar o estádio ao lado de Rebelo, Ronaldo e Bebeto, ambos membros do COL, da vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, e de Julio Semeghini, secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional.

Ainda nesta terça-feira, no período da tarde, Valcke e comitiva vão visitar a Arena da Baixada, em Curitiba, outro estádio que não está concluído e também preocupa a Fifa. A CAP S/A, responsável pelas obras da arena, espera um aporte financeiro para finalizar o empreendimento. E não garante que vai entregar o estádio no dia 30 deste mês, como havia prometido à Fifa.

Na quarta-feira, Valcke parte de Curitiba para Cuiabá. Vai vistoriar a Arena Pantanal, outro estádio em obras. A inauguração prevista para dia 26 abril, com o jogo Luverdense e Vasco, pela Copa do Brasil, já foi adiada. Ainda restam quatro mil cadeiras para instalar na arena que terá capacidade para 41.390 torcedores. As obras do estádio estão 98% concluídas.

De Cuiabá, a comitiva de Valcke embarca para Fortaleza. Na capital cearense a inspeção será no Aterro de Iracema, local que a Fifa vai usar para abrigar a Fan Fest. O espaço é para 50 mil pessoas e a prefeitura de Fortaleza deve bancar a maioria dos gastos com as instalações. O custo total do empreendimento não foi revelado.

Após a visita ao Aterro de Iracema, Valcke deve conceder entrevista coletiva e, em seguida, embarcar para o Rio. Na sexta-feira, o secretário-geral da Fifa, o ministro do Esporte e dirigentes do COL vão receber a imprensa para apresentar dados e providências que faltam para conclusão das obras no Itaquerão, da Arena da Baixada, na Arena Pantanal e ainda a respeito das Fan Fests.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesEstádiosFifaFutebol

Mais de Brasil

Governo Lula é desaprovado por 51% e aprovado por 46,1%, diz Paraná Pesquisas

Chuvas intensas se concentram em pequenas regiões, mas alertas avançam no Sul; veja a previsão

STF analisa hoje ações que criam regras para responsabilizar redes sociais por conteúdos; entenda

Custo Brasil pode ser reduzido em R$ 530 bilhões até 2035 com avanço de seis agendas estratégicas