Brasil

Fifa considera adiar eleição e convoca reunião de emergência

O adiamento da eleição poderia tornar mais fácil a candidatura de Platini para substituir Blatter, caso Platini consiga um recurso contra sua punição


	Fifa: o adiamento da eleição poderia tornar mais fácil a candidatura de Platini para substituir Blatter, caso Platini consiga um recurso contra sua punição
 (Divulgação/Fifa)

Fifa: o adiamento da eleição poderia tornar mais fácil a candidatura de Platini para substituir Blatter, caso Platini consiga um recurso contra sua punição (Divulgação/Fifa)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2015 às 17h56.

ZURIQUE - A Fifa está discutindo o adiamento da eleição para presidente após as suspensões de Joseph Blatter e Michel Platini, disseram duas fontes à Reuters, e a entidade que controla o futebol mundial convocou nesta sexta-feira uma reunião de emergência sobre a crise ainda para este mês.

O adiamento da eleição poderia tornar mais fácil a candidatura de Platini, atual presidente da Uefa, para substituir Blatter, caso Platini consiga um recurso contra sua punição.

A Associação de Futebol da Inglaterra, que apoia a candidatura de Platini, disse nesta sexta-feira que está entre aquelas que pediram uma reunião do comitê executivo da Fifa sobre a crise, na qual a eleição será discutida.

Esse pedido foi atendido, e a Fifa anunciou que uma reunião extraordinária do comitê executivo será realizada no dia 20 de outubro em sua sede, em Zurique.

A Fifa não disse se a data da próxima eleição está na agenda, mas o comitê executivo é o único órgão que pode tomar a decisão de adiar a votação, prevista para 26 de fevereiro.

Duas fontes com conhecimento das discussões afirmaram à Reuters que o adiamento da eleição está sendo discutido dentro da Fifa e suas associações.

"Por enquanto, a programação segue como está", disse um porta-voz da Fifa à Reuters, acrescentando que não gostaria de especular sobre o assunto.

As 54 federações filiadas à Uefa se reunirão na próxima semana na sede da entidade responsável pelo futebol europeu, em Nyon, na Suíça, onde a eleição da Fifa também estará na pauta, disse o porta-voz da federação inglesa.

Platini era favorito para ganhar a eleição para o cargo de Blatter no comando da Fifa antes de receber punição de 90 dias pelo comitê de ética da Fifa, na quinta-feira. Mais 45 dias podem ser adicionados à suspensão provisória.

Se a eleição continuar como previsto, as candidaturas eleitorais precisam ser fornecidas até 26 de outubro e potenciais candidatos devem passar por uma verificação de integridade com base no código de ética da Fifa.

O príncipe Ali Bin Al Hussein, da Jordânia, e o brasileiro Zico estão entre os possíveis concorrentes ao cargo máximo da Fifa.

Acompanhe tudo sobre:FifaJoseph Blatter

Mais de Brasil

Licença de Eduardo Bolsonaro termina neste domingo; veja o que pode acontecer

Eduardo aumenta condutas ilícitas após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

AGU pede que STF investigue ação suspeita antes de tarifaço no inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Incêndio em Barueri, na Grande São Paulo, atinge galpões comerciais