Brasil

Fifa cobra sedes para entrega das estruturas provisórias

Algumas sedes começaram a reclamar de ter de bancar alguns custos, mas a Fifa lembrou que isso foi acordado no "Stadium Agreement'


	Jérôme Valcke: secretário-geral da Fifa avisou que cidades-sede têm responsabilidade em bancar estruturas provisórias para a Copa do Mundo
 (Getty Images)

Jérôme Valcke: secretário-geral da Fifa avisou que cidades-sede têm responsabilidade em bancar estruturas provisórias para a Copa do Mundo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2014 às 16h51.

Florianópolis - A Fifa falou grosso em relação à polêmica de quem banca as estruturas provisórias para a Copa do Mundo, que se refere principalmente a tudo que é montado do lado de fora do estádio por ocasião do torneio, como tendas, área de imprensa, espaços de segurança, entre outras coisas.

Jérôme Valcke, secretário-geral da entidade, avisou que as cidades-sede têm responsabilidade nisso. "Existem acordos e comprometimentos, e as cidades se propuseram a entregar X, Y ou Z. Nós pagamos tudo que estamos usando e não estamos pedindo dinheiro para nada", disse.

Algumas sedes começaram a reclamar de ter de bancar alguns custos, mas a Fifa lembrou que isso foi acordado no "Stadium Agreement" e que cabe ao proprietário do estádio e à cidade-sede garantir uma estrutura mínima. "As cidades precisam entregar os estádios e as estruturas, incluindo a Fan Fest", avisou Valcke.

Na semana passada, por exemplo, a prefeitura do Recife avisou que não iria bancar a realização da Fan Fest, evento que acontece nas sedes da competição com shows e transmissão dos jogos em telões. Assim, a capital pernambucana poderia ficar sem a festividade, que virou uma marca recente do Mundial.

Segundo Ricardo Trade, principal executivo do Comitê Organizador Local (COL), a questão dos custos já foi debatida exaustivamente e cabe a cada um agora fazer sua parte.

"Um estádio não fica pronto para a Copa somente com campo e arquibancadas. Tem de ter área de segurança, de imprensa... Nenhum estádio do mundo está pronto para realizar a Copa sem as estruturas complementares. A Fifa e COL têm responsabilidade dividida: ajudar na instalação da área de hospitalidade, na sinalização, na decoração, na colocação de espaços de concessão de comidas e produtos licenciados. Já a autoridade do estádio fica com uma parte dessa conta", explicou.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesEstádiosFifaFutebol

Mais de Brasil

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi

Carta aberta de servidores do IBGE acusa gestão Pochmann de viés autoritário, político e midiático

Ministra interina diz que Brasil vai analisar decisões de Trump: 'Ele pode falar o que quiser'

Bastidores: pauta ambiental, esvaziamento da COP30 e tarifaço de Trump preocupam Planalto