Brasil

Fiesp quer tirar Brasil de lista de pirataria dos EUA

Decisão favorável ao Brasil daria impulso à agenda de expansão do comércio e dos investimentos bilaterais

Fiesp diz que o Brasil tem lei de propriedade intelectual exemplar (VEJA)

Fiesp diz que o Brasil tem lei de propriedade intelectual exemplar (VEJA)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de fevereiro de 2011 às 09h26.

São Paulo - A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e outras três entidades empresariais pediram ontem aos Estados Unidos a exclusão do Brasil do grupo de países não cumpridores das regras de propriedade intelectual e do combate à pirataria.

Trata-se da lista de observação do 301 Especial, relatório anual da Representação de Comércio dos Estados Unidos, a ser divulgado no fim de março. Para o setor, uma decisão favorável ao Brasil daria impulso à agenda de expansão do comércio e dos investimentos bilaterais que o presidente dos EUA, Barack Obama, pretende lançar em sua visita a Brasília no próximo mês.

Em documento de 31 páginas, ao qual o Estado teve acesso, o setor privado argumenta que o País tem uma lei de propriedade intelectual exemplar. O combate à pirataria, insiste o texto, é prioridade da indústria brasileira e da agenda da presidente Dilma Rousseff.

Os EUA, entretanto, mantêm permanente ameaça de abrir uma controvérsia contra o Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC) sob o argumento de que o País não aplica eficientemente a própria lei. Portanto, não cumpriria as regras da OMC sobre o tema.

Ao tocar nesse tópico sensível, o documento destaca o aumento de 73% nas apreensões de contrabando pela Polícia Rodoviária Federal em 2010, em comparação a 2009. Foram 28 milhões de produtos, dos quais 18 milhões de remédios, 5,8 milhões de CDs e DVDs, 3,4 milhões de cigarros e 98,6 mil equipamentos de informática. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEstados Unidos (EUA)FiespPaíses ricos

Mais de Brasil

Justiça de Pernambuco determina prisão de Gusttavo Lima em investigação sobre bets

Incêndio atinge mansão no Jardim Pernambuco, no Leblon

Debate no Flow: veja horário, onde assistir ao vivo e quais candidatos vão participar

Boulos tem 28,3%, Marçal, 20,9%, e Nunes, 20,9%, em SP, diz pesquisa AtlasIntel