Brasil

Inscrições para o Fies 2022 começam nesta terça-feira; veja como fazer

Criado em 2001, o Fies é o programa no qual o aluno consegue financiar um curso superior da rede privada e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

 (Germano Lüders/Exame)

(Germano Lüders/Exame)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de março de 2022 às 13h06.

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2022 do primeiro semestre foram iniciadas nesta terça-feira, 22. Os interessados terão até a próxima sexta-feira, 11, para tentar uma vaga em uma instituição privada através do portal do programa. Cada estudante poderá se inscrever em até três opções de curso.

Criado em 2001, o Fies é o programa no qual o aluno consegue financiar um curso superior da rede privada e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), por meio do Ministério da Educação (MEC). Desde 2018, a iniciativa passou a ter taxa zero de juros. O empréstimo pode ser pago após a conclusão da graduação.

O resultado dos pré-selecionados será divulgado no dia 15 de março. O prazo para fornecer informações complementares da inscrição será entre 16 e 18 de março. Já a convocação para a lista de espera acontecerá de 16 de março a 28 de abril. O estudante que não for pré-selecionado na chamada única será automaticamente incluído na lista de espera.

Para participar, o candidato tem que ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre as edições de 2010 a 2021; obtido média nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos; não ter zerado a redação; e não ter participado da edição como "treineiro" (sem o ensino médio completo). Além disso, precisa ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Acompanhe tudo sobre:Faculdades e universidadesFiesMEC – Ministério da Educação

Mais de Brasil

Gilmar Mendes retira discussão sobre mineração em terras indígenas de conciliação do marco temporal

Governo quer aumentar pena máxima de 4 para 6 anos de prisão a quem recebe ou vende celular roubado

Alexandre de Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro sobre fraude em cartão de vacina

PEC da Segurança será enviada ao Congresso nas próximas semanas, diz Sarrubbo