Brasil

Inscrições para o Fies 2022 começam nesta terça-feira; veja como fazer

Criado em 2001, o Fies é o programa no qual o aluno consegue financiar um curso superior da rede privada e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

 (Germano Lüders/Exame)

(Germano Lüders/Exame)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de março de 2022 às 13h06.

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2022 do primeiro semestre foram iniciadas nesta terça-feira, 22. Os interessados terão até a próxima sexta-feira, 11, para tentar uma vaga em uma instituição privada através do portal do programa. Cada estudante poderá se inscrever em até três opções de curso.

Criado em 2001, o Fies é o programa no qual o aluno consegue financiar um curso superior da rede privada e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), por meio do Ministério da Educação (MEC). Desde 2018, a iniciativa passou a ter taxa zero de juros. O empréstimo pode ser pago após a conclusão da graduação.

O resultado dos pré-selecionados será divulgado no dia 15 de março. O prazo para fornecer informações complementares da inscrição será entre 16 e 18 de março. Já a convocação para a lista de espera acontecerá de 16 de março a 28 de abril. O estudante que não for pré-selecionado na chamada única será automaticamente incluído na lista de espera.

Para participar, o candidato tem que ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre as edições de 2010 a 2021; obtido média nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos; não ter zerado a redação; e não ter participado da edição como "treineiro" (sem o ensino médio completo). Além disso, precisa ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Acompanhe tudo sobre:Faculdades e universidadesFiesMEC – Ministério da Educação

Mais de Brasil

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia

Nunes pede na Justiça multa de R$ 1 milhão por dia para 99 por serviço de moto em SP