Brasil

Fies confirmado; Alepo dominada…

Renúncia? O presidente Michel Temer disse nesta quinta-feira “não ter pensado” na possibilidade de renunciar à Presidência da República, como pedem setores de oposição no Congresso. Se o peemedebista deixasse o posto até o fim de 2016, seriam convocadas novas eleições diretas no país. Sobre o processo que corre para cassação da chapa Dilma-Temer no […]

COMBOIO: civis deixam cidade de Alepo em ônibus comandados pelo exército sírio; evacuação foi encerrada nesta quinta-feira / Ammar Abdullah/Reuters

COMBOIO: civis deixam cidade de Alepo em ônibus comandados pelo exército sírio; evacuação foi encerrada nesta quinta-feira / Ammar Abdullah/Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2016 às 06h10.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h40.

Renúncia?

O presidente Michel Temer disse nesta quinta-feira “não ter pensado” na possibilidade de renunciar à Presidência da República, como pedem setores de oposição no Congresso. Se o peemedebista deixasse o posto até o fim de 2016, seriam convocadas novas eleições diretas no país. Sobre o processo que corre para cassação da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral — e que promete se intensificar em 2017 com as revelações da delação premiada da Odebrecht —, o presidente garantiu que vai recorrer em caso de decisão desfavorável. “Havendo uma decisão, haverá recursos e mais recursos”, disse.

Reconhecimento

Temer disse ainda, em café da manhã com jornalistas em Brasília, que o índice de aprovação nas pesquisas de opinião “abala”, mas não o incomoda para governar. Disse Temer que “lá na frente” haverá reconhecimento de suas medidas. Na última pesquisa Ibope, divulgada na sexta-feira 16, 13% dos entrevistados avaliaram o governo como ótimo ou bom e 46% disseram que o governo é ruim ou péssimo. “Estou aproveitando essa suposta baixa popularidade para tomar medidas impopulares, que caso contrário não tomaríamos.”

FGTS e juros menores

O presidente Michel Temer anunciou que os trabalhadores poderão sacar recursos integrais de contas inativas do FGTS desde dezembro de 2015. Segundo o presidente, a medida tem potencial para injetar 30 bilhões de reais na economia, ao mesmo tempo que a retirada não coloca em risco a solidez do fundo, porque cerca de 86% das contas inativas têm saldo inferior a um salário mínimo (880 reais). Temer também anunciou redução de mais de 50% nos juros rotativos do cartão de crédito ao ano — que hoje ultrapassa 400% — e parcelamento da dívida os inadimplentes.

_

Vai ter Fies

O dia foi de alívio para os grupos de educação na bolsa após o Ministério da Educação publicar no Diário Oficial desta quinta-feira as regras para o programa de financiamento Fies no primeiro semestre de 2017. As regras serão as mesmas dos processos anteriores — tirando do radar os temores de cancelamento do programa. As ações da Kroton subiram 4,4%; e as da Estácio, 3,8% — as maiores altas do Ibovespa. Fora do índice, Ser Educação subiu 3,2%; e Ânima, 1,9%. O número de vagas disponíveis ainda não foi divulgado, pois vai depender de alguns fatores, como a demanda das instituições de ensino do orçamento para 2017 r os cursos prioritários (nas áreas de saúde, engenharia, ciência da computação, pedagogia e normal superior).

_

BC: +0,8% em 2017

O Banco Central reduziu a 0,8% a previsão de crescimento da economia para 2017. No relatório anterior, a projeção era de alta de 1,3%. Para o BC, a revisão do PIB do ano que vem — que consta no Relatório Trimestral de Inflação — reflete a retomada da atividade econômica mais demorada e gradual do que havia sido antecipado previamente. Segundo o BC, o PIB industrial deve crescer 0,6%; o setor agrícola, 4%; e o segmento de serviços, 0,4%. A estimativa oficial do governo é que haja um crescimento de 1% em 2017.

Digitais em Berlim

Os investigadores alemães encontraram impressões digitais do suspeito Anis Amri, de origem tunisiana, dentro do caminhão que foi utilizado no atentado em Berlim na última segunda-feira. Amri tem 24 anos e já havia pedido asilo ao país, mas sua permanência tinha sido negada. O ministro de Interior alemão, Thomas de Maizière, informou que várias provas apontam que ele é mesmo o autor do atentado, reivindicado pelo Estado Islâmico. Contra ele, já foi emitida ordem de prisão, e a polícia passou o dia realizando operações em diversas partes do país. A chanceler Angela Merkel visitou o quartel de investigação, elogiou o trabalho incessante dos agentes e disse estar orgulhosa da tranquilidade dos alemães.

Armas nucleares nos EUA

O presidente eleito americano, Donald Trump, afirmou, nesta quinta-feira, que os Estados Unidos devem investir fortemente na ampliação do arsenal nuclear, hoje com cerca de 7.000 ogivas, um pouco atrás da Rússia. O Pentágono quer modernizar toda a tríade de mísseis, submarinos e bombardeiros. A afirmação é uma mudança total em relação ao discurso de Barack Obama, que defendia o fim das armas nucleares.

Alepo dominada

Nesta quinta-feira, o Exército sírio anunciou a retomada total de Alepo, cidade que se tornou o epicentro da guerra civil no país. A última leva de civis e rebeldes foi retirada durante a noite em quatro ônibus controlados pelas tropas do governo. A cidade história, segunda maior da Síria, ficou completamente destruída após anos de bombardeios, apoiados pelo Exército russo. É a maior vitória do regime de Bashar al-Assad desde o início da guerra.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar