Brasil

Fiéis formam fila para assistir à missa do papa em Aparecida

Na fila destacam-se peregrinos de várias cidades brasileiras e de alguns países vizinhos, incluindo freiras e idosos


	Cerca de 200 mil pessoas são esperadas amanhã em Aparecida, uma cidade de 35 mil habitantes cuja basílica tem capacidade para 30 mil pessoas
 (REUTERS/Edson Lopes Jr)

Cerca de 200 mil pessoas são esperadas amanhã em Aparecida, uma cidade de 35 mil habitantes cuja basílica tem capacidade para 30 mil pessoas (REUTERS/Edson Lopes Jr)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de julho de 2013 às 19h38.

Aparecida - A fila de fiéis interessados em entrar na basílica de Aparecida para assistir à missa que o papa Francisco realizará na quarta-feira no maior santuário brasileiro começou a ser formada na tarde de segunda-feira, quase 40 horas antes da cerimônia.

"Para ser o primeiro tive que chegar aqui às 16h30 de segunda-feira", disse à Agência Efe o brasileiro José Carlos Costa, um aposentado de 65 anos que deu início a fila que no final da tarde de terça-feira já dava a volta em algumas ruas da cidade e se perdia de vista.

Costa vive em São José dos Campos, cidade próxima a Aparecida, e declarou que dificilmente terá outra oportunidade em sua vida para assistir a uma missa celebrada pelo primeiro papa latino-americano.

Na fila destacam-se peregrinos de várias cidades brasileiras e de alguns países vizinhos, incluindo freiras e idosos.

Cerca de 200 mil pessoas são esperadas amanhã em Aparecida, uma cidade de 35 mil habitantes cuja basílica tem capacidade para 30 mil pessoas, para acompanhar a visita que vai durar apenas sete horas do papa Francisco ao santuário dedicado a Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil.

O papa, que iniciou na segunda-feira uma visita de uma semana ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude, solicitou que sua agenda no país incluísse uma visita ao santuário, que atrai a cerca de 11 milhões de pessoas por ano e é o principal destino de peregrinação do país.

Apesar dos números superlativos do santuário, apenas 15 mil pessoas poderão ingressar amanhã na basílica para assistir à missa que Francisco celebrará.

"Começaremos a distribuir 13 mil pulseiras a partir das 5h da manhã. Quando elas acabarem, a entrada vai ser bloqueada. Os outros terão que assistir à missa nos telões montados nos estacionamentos", explicou o reitor do Santuário Nacional, sacerdote Domingos Savio.

A estes 13mil fiéis se somarão as duas mil pessoas com lugares já reservados, entre eles 30 membros da comitiva do papa, 42 bispos, 1.100 sacerdotes, 87 diáconos e diferentes autoridades.

Acompanhe tudo sobre:EventosJornada Mundial da JuventudePapa FranciscoPapasReligião

Mais de Brasil

Brasil aposta em experiências 'reais e com alma' para atrair visitantes estrangeiros

Cármen Lúcia cobra explicações do governo após relato de caso de racismo envolvendo ministra do TSE

Com bebê reborn no colo, deputado diz que ter boneca 'não é pecado'

PL que legaliza cassinos, bingos e jogo do bicho deve ser votado até junho, diz relator