Brasil

Fico triste com o azedume em relação à Copa, diz Lula

Petista brincou que latino-americanos precisam acreditar mais neles próprios e que, apesar das críticas, a América do Sul é detentora do maior número de títulos


	O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: "Argentina, não se meta a levar a nossa Copa"
 (Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: "Argentina, não se meta a levar a nossa Copa" (Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2014 às 19h45.

São Paulo - A dois dias do inicio da Copa do Mundo no país, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, 10, em São Paulo, que fica triste com as críticas com relação à realização do mundial no Brasil.

"Fico triste com o azedume das pessoas com relação à Copa do Mundo", disse o ex-presidente petista, em discurso realizado no encerramento do Fórum América Latina e Caribe Global.

Bem-humorado, o petista brincou que os latino-americanos precisam acreditar mais neles próprios e que a despeito das críticas, a América do Sul é detentora do maior número de títulos, citando os cinco conquistados pelo Brasil e dizendo torcer para o hexacampeonato nesta Copa no País.

E brincou: "Argentina, não se meta a levar a nossa Copa."

E frisou que não se pode ter complexo de vira-latas, é preciso acreditar no povo latino-americano.

Além de falar de futebol, Lula lembrou o imbróglio que o Brasil teve com a Bolívia por causa do gás, em sua gestão. Segundo ele, muita gente, na época queria que ele brigasse com o presidente Evo Morales.

"Muita gente achava que eu tinha que ser duro com a Bolívia. Não imaginava um metalúrgico de São Bernardo do Campo brigando com um índio da Bolívia. Se eu não briguei nem com o Bush (ex-presidente EUA), não iria brigar com o Evo Morales."

Lula falou também que depois da crise de 2008, o País mostrou que está mais preparado para resolver a crise.

Empreendedores

Lula ainda afirmou que se os empresários não estiverem envolvidos nos projetos de desenvolvimento, "a coisa não acontece."

E frisou: "Temos de despertar o espírito animal dos empreendedores da América do Sul para fazer mais investimentos".

O encerramento do Fórum contou com a participação também do prefeito da capital, Fernando Haddad (PT).

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilEsportesFutebolLuiz Inácio Lula da SilvaEventosCopa do Mundo

Mais de Brasil

Polícia Federal pode suspender emissão de passaportes por falta de verba

Deputados protocolam PEC da Reforma Administrativa

Após declaração de Lula, governo diz 'não tolerar' tráfico de drogas