Brasil

FHC vence prêmio por obra acadêmica e vida pública

Ex-presidente brasileiro conquistou o Prêmio Kluge, concedido pela Biblioteca do Congresso Americano

Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República, na sala de sua residência, no bairro de Higienópolis (André Porto/Bravo!)

Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República, na sala de sua residência, no bairro de Higienópolis (André Porto/Bravo!)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2012 às 17h49.

São Paulo - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso conquistou o Prêmio Kluge, concedido pela Biblioteca do Congresso Americano, pelo conjunto da sua obra acadêmica, sua ativa produção intelectual no campo das humanidades e também por seu significado na vida pública do País.

O sociólogo recebe a distinção em Washington, no dia 10 de julho. O prêmio é entregue a cada dois anos para acadêmicos que dedicaram a vida a pesquisas nas áreas como história, sociologia, política e antropologia - disciplinas não contempladas pelo prêmio Nobel, ao qual a distinção é comparada.

FHC, autor ou coautor de 23 livros e 116 artigos acadêmicos, disse que foi pego de surpresa com a sua escolha. "É uma coisa que eu não estava esperando, que não me candidatei e recebi. É melhor receber enquanto vivo do que depois de morto", brincou o ex-presidente.

A recompensa, da ordem de US$ 1 milhão, será entregue pelo diretor da Biblioteca do Congresso, James H. Billington, quando FHC pronunciará um discurso para autoridades e políticos.

Para o ex-presidente, o prêmio Kluge é dado para quem abre um caminho e provoca repercussão. Ele acredita que a sua obra "Teoria da Dependência", por sua grande difusão, foi a que teve mais impacto. "O livro ia contra a visão predominante da época e mostrou que é possível crescer apesar da dependência", explicou. Por outro lado, do ponto de vista acadêmico, o sociólogo acredita que tenha outros trabalhos mais sólidos, como sua tese de doutorado sobre capitalismo e escravidão no Brasil meridional. "Mas nunca foi traduzida para nenhuma língua, então não teve repercussão", concluiu.

O prêmio Kluge foi criado em 2000 para estimular a relação entre o mundo das ideias e da ação. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Fernando Henrique CardosoPaíses ricosPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP