Brasil

FHC reconhece que PSDB perdeu o rumo

FHC criticou ainda o uso de ONGs como instrumento para corrupção envolvendo órgãos públicos

FHC: "Espero que a presidente Dilma consiga avançar mais. Mas, para isso, ela terá de alterar as bases de sustentação do governo" (Lailson Santos/Veja)

FHC: "Espero que a presidente Dilma consiga avançar mais. Mas, para isso, ela terá de alterar as bases de sustentação do governo" (Lailson Santos/Veja)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2012 às 17h53.

São Paulo - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso reconheceu hoje que o PSDB perdeu o rumo. "Passou a ser um pouco repetitivo dizer que o PSDB não tem saída, e perdeu o rumo, e é verdade até certo ponto", afirmou. "Na verdade, o projeto que está sendo posto em marcha, a grosso modo, era o nosso". FHC lembrou que, em seu mandato, o PT criticava o modelo de gestão. "E agora estão tentando implementá-lo", criticou. O ex-presidente participou na tarde de hoje de sabatina promovida pelo jornal Folha de S.Paulo e pelo portal UOL.

O ex-presidente preferiu não se posicionar sobre o escândalo, divulgado pela imprensa, que envolve o ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. FHC avaliou que talvez haja necessidade de criação de regras para autoridades que atuam em empresas de consultorias. "A consultoria em si, eu acho que é normal. O problema é se é consultoria ou advocacia administrativa", disse, referindo-se ao jargão para lobby. A empresa de consultoria de Pimentel, a AP-21 Consultoria e Projetos, teria faturado mais de R$ 2 milhões com consultoria em 2009 e 2010.

O ex-presidente também avaliou que não é democrático avaliar que o ministro esteja "acima de qualquer suspeita", consideração feita ontem pelo presidente nacional do PT, Ruy Falcão, em defesa de Pimentel. "Todos são iguais perante a lei", afirmou. FHC criticou ainda o uso de Organizações Não Governamentais (ONG) como instrumento para corrupção envolvendo órgãos públicos. "O que está acontecendo é a utilização de uma coisa que poderia ser saudável para fins errados, para corrupção", disse. Segundo ele, a transferência de recursos públicos para o setor privado, sobretudo para partidos, está errado.

Acompanhe tudo sobre:Fernando Henrique CardosoOposição políticaPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPSDB

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações