Brasil

FHC lança livro em que aponta "crise moral" do PT

FHC se dedicou a compor um painel sobre as gestões do PT na Presidência, com maior ênfase no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff (2011-2014)


	"Miséria da Política": FHC se dedicou a compor um painel sobre as gestões do PT na Presidência, com maior ênfase no primeiro mandato da presidente Dilma
 (Mark Wilson/Getty Images)

"Miséria da Política": FHC se dedicou a compor um painel sobre as gestões do PT na Presidência, com maior ênfase no primeiro mandato da presidente Dilma (Mark Wilson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2015 às 12h20.

São Paulo - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso lança nesta quarta-feira, 16, em São Paulo, seu mais recente livro, A Miséria da Política - Crônicas do Lulopetismo e outros Escritos, no qual reúne textos publicados desde 2010 no jornal O Estado de S. Paulo e no jornal O Globo, acrescidos da transcrição de dois discursos e de um artigo para a revista Interesse Nacional. A organização é do diplomata e cientista político Miguel Darcy de Oliveira.

Antes do lançamento, FHC participará de um debate com os jornalistas Eliane Cantanhêde e Ricardo Gandour, do Estado, a partir das 17h30, no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura (Avenida Paulista, 2013). O evento é aberto aos interessados.

Miséria da Política é a primeira coletânea de textos publicados na imprensa por FHC, autor de obras clássicas da sociologia nos 1960 e 1970 que tratavam daquela que ficou conhecida como "Teoria da Dependência da América Latina".

Em 2006, FHC lançou A Arte da Política (Ed. Civilização Brasileira), o mais extensivo relato sobre o período em que esteve na Presidência (1995-2002).

Desta vez, neste novo livro, FHC se dedicou a compor um painel sobre as gestões do PT na Presidência, com maior ênfase no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff (2011-2014).

O retrato final é o que ele chama de "derrocada do lulopetismo". "Eu não estou discutindo o Lula, mas o que deu a gestão dele, a inspiração dele dentro do PT", afirma o ex-presidente.

"É o que vem junto com essa transformação de capitalismo de coalização em capitalismo de cooptação e os instrumentos utilizados para isso: a corrupção, que penetrou e casou com a vida política com setores importantes da vida política. Isso traz uma crise moral, e as pessoas não acreditam mais nas instituições", diz.

Acompanhe tudo sobre:Fernando Henrique CardosoLivrosLuiz Inácio Lula da SilvaPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP