Brasil

FHC diz que sociedade brasileira ainda tolera corrupção

Para o ex-presidente, a corrupção cresceu acompanhando o crescimento do país

FHC fala sobre mensalão em um vídeo no site Observador Político (Reprodução/Observador Político)

FHC fala sobre mensalão em um vídeo no site Observador Político (Reprodução/Observador Político)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2012 às 23h29.

São Paulo - Ao participar de um debate sobre educação e o futuro do país, ontem, no Rio, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) citou o julgamento do mensalão e disse que a sociedade brasileira ainda é tolerante com a corrupção. "A corrupção passou a ser condição de governabilidade. Aí é dramático", afirmou.

Sobre o julgamento, o ex-presidente disse que "as pessoas olham com certa surpresa uma coisa banal: o Supremo Tribunal Federal estar julgando pessoas acusadas de corrupção. Não sei se são culpadas ou não. Se errou, tem que pagar."

Fernando Henrique havia sido questionado sobre os valores éticos da sociedade brasileira. Para o ex-presidente, a corrupção cresceu acompanhando o crescimento do país. "Nunca houve tantos recursos, e esses recursos passam pelo setor público. (A corrupção) deixou de ser um fato eventual, aqui ou ali, para ser uma negociação. Você nomeia para tal local porque tal local tem contratos, e quem está lá é obrigado a fazer contratos com pessoas que financiam campanhas", afirmou.

Fernando Henrique disse acreditar em mudanças no futuro e voltou a citar o mensalão. "As instituições estão começando a funcionar. Não quero me referir ao mensalão por ser o mensalão. A Polícia Federal investigou, o Ministério Público denunciou e está havendo um julgamento", afirmou o ex-presidente.

Fernando Henrique acrescentou que "a pedra angular da democracia é a igualdade perante a lei" e lamentou que "tem alguns que estão acima da lei".

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilPartidos políticosEleiçõesFernando Henrique CardosoOposição políticaPSDBEleições 2012

Mais de Brasil

Lula alerta sobre risco de anistia e critica força da extrema direita no Congresso

Fux afirmou que crimes contra a democracia não podem ser anistiados em julgamento de Silveira

Hugo Motta diz que proposta de anistia a envolvidos no 8 de janeiro segue em negociação

Chineses cooptaram brasileiros e criaram golpe com 'suposto doutor da USP' em pirâmide de R$ 1 bi