Brasil

FHC diz que é preciso 'criar clima' para transição

Segundo o ex-presidente, PT e PSDB já deveriam ter trabalhado, durante a campanha presidencial, para viabilizar um ambiente político cooperativo em 2011

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: "O Brasil precisa de pontes (políticas)".

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: "O Brasil precisa de pontes (políticas)".

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2012 às 18h11.

São Paulo - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou hoje que o PT e o PSDB já deveriam ter trabalhado, durante a campanha presidencial, para viabilizar um ambiente político no qual questões importantes para o País, como as reformas política e tributária, pudessem ser realizadas em 2011.

Ele afirmou que, contudo, tal passo não ocorreu e que agora será preciso "criar um clima" para permitir que ocorra uma transição de governo com mais cooperação. "O governo do presidente Lula se caracterizou por intransigência e intolerância. Um é bom, outro é mal, (para eles) no caso do PSDB eu sou o mal. Muito bem, essa é uma avaliação deles, mas nós precisamos avançar", disse FHC, ressaltando que, do contrário, a política do Brasil poderia continuar com tons binários. "Ou cara, ou coroa", afirmou.

FHC manifestou-se confiante na vitória do candidato José Serra (PSDB) e tomou cuidado ao responder a uma pergunta sobre comentário da candidata a presidente Dilma Rousseff (PT) publicado hoje em "O Estado de S. Paulo", segundo o qual, passadas as eleições, é o momento de construir pontes e que os políticos deveriam trabalhar em benefício do País. "Primeiro é preciso ver se quem será eleito será Serra ou Dilma", disse.

"O Brasil precisa de pontes (políticas). Porém, o governo do presidente Lula e o PT foram dinamitadores de pontes", afirmou, dizendo que não pode acreditar em que tem no currículo a destruição do bom relacionamento político. O ex-presidente ressaltou que não tem mágoa pessoal do presidente Lula, mas ressaltou que seu governo foi aquém das expectativas. "Houve abuso do poder político e econômico, sem dúvida", disse, referindo-se ao atual governo, da intenção de eleger Dilma Rousseff.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2010Fernando Henrique CardosoOposição políticaPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPSDBPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP