Brasil

FGV: inflação do IGP-M é de 0,89% na 2ª prévia do mês

O índice da segunda prévia de outubro ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro

Imóveis para alugar em São Paulo: IGP-M é usado para cálculo dos reajustes de preços
 (Daniela Toviansky/VEJA)

Imóveis para alugar em São Paulo: IGP-M é usado para cálculo dos reajustes de preços (Daniela Toviansky/VEJA)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2010 às 08h42.

São Paulo - A inflação medida pelo Índice Geral de preços - Mercado (IGP-M) atingiu 0,89% na segunda prévia de outubro, informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado indica uma desaceleração ante a mesma prévia de setembro, quando o indicador subiu 1,03%. O índice da segunda prévia de outubro ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro que esperavam uma taxa entre 0,70% e 1,00%, com mediana de 0 85%.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-M. O Índice de Preços por Atacado - Mercado (IPA-M) subiu 1,16% na prévia anunciada hoje, após avançar 1,45% em igual prévia de setembro. Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor - Mercado (IPC-M) teve alta de 0,47% na segunda prévia deste mês, ante a taxa positiva de 0,24% na segunda prévia do mês passado.

Já o Índice Nacional do Custo da Construção (INCC) registrou taxa positiva de 0,15% na segunda prévia do indicador deste mês, após registrar elevação de 0,14% em igual período de setembro.

A taxa acumulada do IGP-M é bastante usada para o cálculo dos reajustes de preços dos aluguéis. Até a segunda prévia de outubro, o IGP-M acumula alta de 8,86% no ano e de 8,89% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo da segunda prévia do IGP-M deste mês foi de 21 de setembro a 10 de outubro.

Acompanhe tudo sobre:aluguel-de-imoveisAmérica LatinaCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoInflação

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações