Brasil

FGV: inflação do IGP-M é de 0,59% na 2ª prévia do mês

Resultado ficou dentro das estimativas dos analistas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2011 às 15h21.

Rio de Janeiro - A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) foi de 0,59% na segunda prévia de março, o que indica uma desaceleração ante a taxa de 0,88% registrada em igual prévia de fevereiro. O resultado, anunciado hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ficou dentro das estimativas dos analistas, que esperavam uma alta de preços entre 0,51% e 0,75%. A mediana das expectativas estava em 0,63%.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-M. O Índice de Preços por Atacando - Mercado (IPA-M) subiu 0,68% na prévia anunciada hoje, após avançar 1,07% em igual prévia do mês passado. Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor - Mercado (IPC-M) teve alta de 0,45% na segunda prévia deste mês, ante aumento de 0,54% na segunda prévia de fevereiro. Já o Índice Nacional do Custo da Construção - Mercado (INCC-M) registrou taxa positiva de 0,37% na segunda prévia do mês, após alta de 0,42% na segunda prévia de fevereiro.

O resultado acumulado do IGP-M é bastante usado no cálculo do reajuste dos preços dos aluguéis. Até a segunda prévia de março, o IGP-M acumula alta de 2,40% no ano e de 10,91% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo da segunda prévia do IGP-M deste mês foi de 21 de fevereiro a 10 de março.

Acompanhe tudo sobre:aluguel-de-imoveisAmérica LatinaDados de BrasilInflação

Mais de Brasil

Em reunião ministerial, Lula diz que precisa estar bem de saúde para concorrer à reeleição em 2026

Mototáxi em São Paulo: Justiça nega mais um pedido da 99; prefeitura já apreendeu 143 motocicletas

BNDES aprova R$ 500 milhões para ampliação da ferrovia Centro-Atlântica operada pela VLI

Ministro da Casa Civil diz que Lula pode mudar 'qualquer ministro a qualquer momento'