Brasil

FGV: custo da construção civil sobe 0,36% em novembro

O resultado foi mais que o dobro do de outubro

Preços de materiais, equipamentos e serviços subiram 0,15% em novembro (GERMANO LUDERS)

Preços de materiais, equipamentos e serviços subiram 0,15% em novembro (GERMANO LUDERS)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de novembro de 2010 às 08h05.

São Paulo - O Índice Nacional de Custo da Construção - Mercado (INCC-M), que mede a inflação na construção civil, subiu 0,36% em novembro, mais que o dobro do resultado de outubro, quando avançou 0,15%. Os dados foram divulgados hoje pela Fundação Getúlio Vargas. Até novembro, o INCC-M acumula alta de 6,95% no ano e de 7,16% em 12 meses. O indicador representa 10% do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M).

Ao detalhar o desempenho do índice em novembro, a FGV informou que os preços de materiais, equipamentos e serviços subiram 0,15% em novembro, ante 0,27% em outubro. Já os preços de mão de obra subiram 0,59% neste mês, após registrarem alta de apenas 0 03% em outubro.

Entre os produtos pesquisados para cálculo do indicador, a FGV informou que as mais expressivas elevações de preços na construção civil foram apuradas em ajudante especializado (0 59%), servente (0,66%) e condutores elétricos (4,91%). Já as mais expressivas quedas de preços foram apuradas em vergalhões e arames de aço ao carbono (baixa de 3,36%), tubos e conexões de ferro e aço (queda de 0,52%) e perna 3x3/estronca de 3ª (recuo de 0,22%).

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoInflação

Mais de Brasil

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua

STF forma maioria para manter prisão de Robinho