Brasil

FGV: confiança do consumidor sobe 0,7% em agosto

FGV informou também que, em agosto, os consumidores brasileiros se mantiveram satisfeitos com o momento atual

Consumidoras com sacolas de compras: o ICC subiu 0,7% em agosto em relação a julho (/)

Consumidoras com sacolas de compras: o ICC subiu 0,7% em agosto em relação a julho (/)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 0,7% em agosto em relação a julho, na série com ajuste sazonal, após avançar de forma mais intensa no mês passado, quando apurou alta de 1,1% ante o mês anterior. A informação foi divulgada nesta terça-feira (24) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Com o resultado, o desempenho do indicador, que é calculado com base em uma escala de pontuação entre zero e 200 pontos passou de 120 pontos para 120,8 pontos, de julho para agosto. Quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor.

Em seu comunicado, a FGV informou que, em agosto, os consumidores brasileiros se mantiveram satisfeitos com o momento atual e com as perspectivas otimistas para os meses seguintes. O ICC é dividido em dois indicadores: o Índice de Situação Atual (ISA) e o Índice de Expectativas (IE).

O ISA subiu 0,6% em agosto, após avançar 3% em julho, e atingiu patamar recorde este mês, com 135,7 pontos. Já o IE mostrou alta de 0,7% em agosto, após apresentar estabilidade em julho - tendo registrado este mês 112,9 pontos, o melhor resultado desde março de 2008.

Ainda segundo a FGV, o ICC subiu 9,2% em agosto na comparação com igual mês em 2009. No mês passado, o indicador avançou de forma menos intensa, com alta de 8,3% em relação a julho de 2009. O levantamento abrange uma amostra de mais de 2 mil domicílios, em sete capitais. As entrevistas foram realizadas entre os dias 30 de julho e 19 de agosto.

Leia mais notícias relacionadas aos consumidores

Siga as notícias do site EXAME sobre Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:ConfiançaConsumidoresNível de confiança

Mais de Brasil

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi

Carta aberta de servidores do IBGE acusa gestão Pochmann de viés autoritário, político e midiático

Ministra interina diz que Brasil vai analisar decisões de Trump: 'Ele pode falar o que quiser'

Bastidores: pauta ambiental, esvaziamento da COP30 e tarifaço de Trump preocupam Planalto