Brasil

Ferreira é quadro mais forte e preparado, diz produtor

Eduardo Barata, afirma considerar que o quadro "mais forte e preparado" para suceder Marta Suplicy é o ex-ministro Juca Ferreira

Juca Ferreira: ex-ministro é o atual secretário municipal de Cultura de São Paulo (Elza Fiúza/ABr)

Juca Ferreira: ex-ministro é o atual secretário municipal de Cultura de São Paulo (Elza Fiúza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2014 às 18h31.

Rio de Janeiro - Ativo nos debates com o Ministério da Cultura desde a gestão Gilberto Gil (2003-2008), o presidente da Associação de Produtores Teatrais do Rio, Eduardo Barata, afirma considerar que o quadro "mais forte e preparado" para suceder Marta Suplicy é o ex-ministro Juca Ferreira, atual secretário municipal de Cultura de São Paulo.

"Ele representou vários avanços. Tem força política, vai ao Congresso, aos outros ministérios, fica esperando até a presidente recebê-lo. Não é uma unanimidade, mas é o mais forte", disse.

Outros nomes que circulam como possíveis substitutos de Marta são o do presidente do Instituto Brasileiro de Museus, Angelo Oswaldo de Araujo Santos, o do assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, o do ex-presidente José Sarney e o da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Juca foi coordenador do programa de governo da presidente Dilma Rousseff na área cultural - o que foi visto pelo setor como um sinal de que ele voltaria ao comando da pasta a partir de 2015.

Antigo colaborador da pasta (foi representante do MinC no Rio no período Gil), o filósofo Adair Rocha concorda que a volta de Juca seria o melhor para a continuidade do trabalho deixado por ele em 2010, quando assumiu a ministra Ana de Hollanda.

"Juca seria o indicado para que se volte a ter o protagonismo da sociedade, a atenção à diversidade. Ele tem representatividade com o mercado e com os movimentos sociais e pode dar continuidade a projetos como o Cultura Viva e os pontos de cultura, além de incentivar a economia da cultura."

Acompanhe tudo sobre:Governo DilmaMinistério da CulturaPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP