Brasil

Fernando Henrique deixa presidência da fundação que leva seu nome

Ex-chanceler Celso Lafer assume o cargo da entidade criada em 2004

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. (Nacho Doce/Reuters)

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. (Nacho Doce/Reuters)

AO

Agência O Globo

Publicado em 29 de abril de 2022 às 19h19.

Última atualização em 29 de abril de 2022 às 19h45.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de 90 anos, anunciou nesta sexta-feira que deixou a presidência da fundação que tem o seu nome, criada em 2004. O cargo passará a ser ocupado pelo ex-ministro das Relações Exteriores Celso Lafer, escolhido pelo próprio FH.

Fernando Henrique, que governou o Brasil por dois mandatos entre 1995 e 2002, passará a ocupar a presidência de honra da entidade.

O comunicado em que anuncia a decisão de FH destaca que a trajetória de Lafer "se entrelaça à de Fernando Henrique Cardoso" e que a escolha de seu nome "recebeu o apoio unânime dos conselheiros pela afinidade que tem com os valores e com a missão da instituição".

Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME

A Fundação Fernando Henrique Cardoso reúne o acervo privado do ex-presidente, além de ser um reconhecido think thank nas áreas de ciência política e políticas públicas. A instituição "carrega a marca do intelectual e político dedicado à compreensão da realidade brasileira" que é o ex-presidente, segundo o comunicado.

A Fundação FHC também anunciou a entrada de quatro novos membros em seu conselho curador, cuja função é determinar as estratégias de ação da entidade e aprovar sua programação e seus demonstrativos contábeis.

Ingressaram no conselho o investidor e ex-presidente do Banco Central Arminio Fraga, a especialista em segurança pública Ilona Szabó, a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira e José Olympio Pereira, presidente do banco Credit Suisse no Brasil.

"Todos os quatro são profissionais reconhecidos, dentro e fora do Brasil, em suas áreas de atuação e aportam à Fundação uma combinação variada e rica de experiências na vida pública, no setor privado e na sociedade civil", diz o documento.

Acompanhe tudo sobre:Fernando Henrique Cardoso

Mais de Brasil

Sorocaba confirma 10ª morte por metanol no estado de São Paulo

PF faz operação contra fabricação clandestina de canetas emagrecedoras

Megaoperação mira grupo Fit por suspeita de sonegação de R$ 26 bi

Bolsonaro preso: três possíveis candidaturas para a direita em 2026