Brasil

Fecomercio: venda a prazo será impactada com medidas

Comércio, porém, não deve ser prejudicado durante o Natal, estima a federação

Compras no Natal: Fecomércio pediu que governo também restrinja "o próprio consumo" (Sean Gallup/Getty Images)

Compras no Natal: Fecomércio pediu que governo também restrinja "o próprio consumo" (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2010 às 15h07.

São Paulo - A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) disse que as medidas de contenção ao crédito, anunciadas hoje pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e Banco Central (BC), provocarão "forte impacto" nas vendas a prazo a partir de janeiro, pois o corte do BC representa 15% o volume de crédito destinado às pessoas físicas.

"Essas medidas não vão afetar diretamente as vendas de Natal, pois os recursos já estão disponibilizados", afirma a entidade, em nota à imprensa distribuída hoje. Ao lamentar o anúncio das medidas, a Fecomercio-SP diz que "não há sinal evidente que possa haver escalada de preços nos segmento de bens duráveis".

"No caso do crédito para veículos, é importante lembrar que, há pouco tempo, os prazos máximos de financiamento já estiveram muito mais dilatados do que os atuais e o próprio mercado fez os ajustes que julgou necessário", diz a entidade.

Citando dados recentes da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da Fecomercio-SP, a entidade afirma que tanto o grau de endividamento médio quanto a inadimplência das famílias vêm se mantendo estáveis, a despeito do aumento da oferta de crédito. "Se o governo quer restringir algum consumo, que seja o dele mesmo. Sugerimos que o governo adote uma política mais restritiva com relação aos próprios gastos", afirma Antonio Carlos Borges, diretor executivo da Fecomercio-SP.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralConsumoCréditoMercado financeiro

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP