Brasil

Falta de mão de obra não é efêmera, diz diretor do Senai

Já Jorge Arbache, professor da Universidade de Brasília (UnB), considerou que o ensino de empreendedorismo e inovação é uma necessidade


	Senai: diretor defendeu a necessidade de avançar em educação técnica e profissional
 (Fabiano Accorsi / VOCÊ S/A)

Senai: diretor defendeu a necessidade de avançar em educação técnica e profissional (Fabiano Accorsi / VOCÊ S/A)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2014 às 14h53.

São Paulo - O Brasil vai sofrer com carência de mão de obra sempre que a economia crescer de forma sustentada por alguns anos, opinou nesta terça-feira, 19, o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, durante evento da série Fóruns Estadão Brasil Competitivo.

Lucchesi defendeu a necessidade de avançar em educação técnica e profissional e considerou que o chamado "apagão da mão-de-obra" não pode ser visto como algo passageiro.

Já Jorge Arbache, professor da Universidade de Brasília (UnB), considerou que o ensino de empreendedorismo e inovação é uma necessidade. "É o que fez a China deixar de ser produtor em massa para ser produtor de bens de maior valor adicionado", comentou.

Sobre o tema, Lucchesi considerou, porém, que este tipo de conhecimento não aparece como prioridade no ensino brasileiro diante de outros gargalos a serem resolvidos.

No mesmo painel, o secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, Aléssio Trindade de Barros, avaliou que o ensino profissional tende a evoluir com maior integração entre as instituições de ensino e as demandas do mercado de trabalho.

Ele comentou o tema da evasão no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), considerando que o abandono dos cursos pode se reduzir conforme os estudantes tomam consciência de que sua colocação no mercado de trabalho será melhor quando o curso for concluído.

Acompanhe tudo sobre:Cursos técnicosEducaçãoEducação no BrasilEmpreendedoresEmpreendedorismoMão de obraPequenas empresasSenai

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações