Brasil

Falha em sistema leva ao desligamento de Angra 1

Usina nuclear foi desligada após a falha no seu sistema de injeção de segurança


	Usinas nucleares Angra 1 e Angra 2: causas da falha estão sendo investigadas por técnicos da empresa
 (Wikimedia Commons)

Usinas nucleares Angra 1 e Angra 2: causas da falha estão sendo investigadas por técnicos da empresa (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de fevereiro de 2014 às 16h41.

Rio de Janeiro - A usina nuclear Angra 1 foi desligada na madrugada desta sexta-feira, 28, após a falha no seu sistema de injeção de segurança. A térmica saiu do sistema às 3h18 após um erro ocorrido no teste programado de proteção do reator. "O Sistema de Injeção de Segurança - conjunto de equipamentos que entra em ação em caso de emergência - atuou indevidamente", disse a Eletronuclear, responsável pela operação das termelétricas nucleares Angra 1 e 2.

Apesar da falha, a companhia informou que o desligamento de Angra 1 ocorreu de forma segura e conforme previsto nos procedimentos técnicos. As causas da falha estão sendo investigadas por técnicos da empresa para determinar quando a usina poderá retornar à operação. "O evento não ofereceu risco aos trabalhadores, à população ou ao meio ambiente", informou a estatal.

A indisponibilidade de Angra 1 ocorre em um momento crítico para o setor elétrico brasileiro, que enfrenta o nível mais baixo dos reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste desde 2001, o ano do racionamento. A térmica, dado o seu baixo custo de geração, tem operado continuamente nos últimos meses, ofertando 640 MW médios para o sistema elétrico.

Acompanhe tudo sobre:ApagãoEnergiaEnergia elétricaServiçosUsinas nucleares

Mais de Brasil

Morre Márcia Lage, carnavalesca da Mocidade, aos 64 anos

Maioria da população está pessimista com o futuro do Brasil, diz pesquisa Gerp

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores