Brasil

Faixa de Gaza: Brasileiros em Rafah estão seguros, mas embaixada não consegue contato em Khan Younes

Cidades estão sob ataque de Israel; energia e internet foram cortados

O Brasil aguarda a abertura da fronteira para conseguir retirar essas pessoas de Gaza pelo Egito e embarcá-los num avião (MOHAMMED ABED /AFP)

O Brasil aguarda a abertura da fronteira para conseguir retirar essas pessoas de Gaza pelo Egito e embarcá-los num avião (MOHAMMED ABED /AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 28 de outubro de 2023 às 12h17.

A representação do Brasil em território palestino conseguiu entrar em contato com brasileiros em Rafah, cidade na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, na manhã deste sábado. O grupo segue em segurança. Os diplomatas, porém, ainda tentam contato com os brasileiros que estão abrigados em Khan Younes, a cerca de 10 km da fronteira.

Em Rafah, os brasileiros tentam comprar comida e água para os próximos dias, mantimentos estão no fim e o acesso a mercados ou centros de compras está cada vez mais difícil.

"Nosso escritório conseguiu falar rapidamente com o único canal que conseguimos manter em Rafah. Seguimos tentando contato com os de Khan Younes", disse o embaixador Alessandro Candeas.

Ajuda brasileira

No total, 34 pessoas pediram ajuda do governo brasileiro para sair de Gaza: 24 brasileiros e 10 palestinos com autorização para imigração. Em Rafah, estão 18 pessoas, as outras 16 estão em Khan Younes.

O Brasil aguarda a abertura da fronteira para conseguir retirar essas pessoas de Gaza pelo Egito e embarcá-los num avião.

Acompanhe tudo sobre:Faixa de Gaza

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU