Brasil

Fachin retira da pauta de julgamento denúncia contra Renan

A defesa do presidente do Senado entrou com um recurso no qual alega que houve uma falha processual na tramitação do processo


	Renan Calheiros: segundo inquérito, Calheiros teria, supostamente, usado o lobista de uma empreiteira para pagar pensão à filha
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Renan Calheiros: segundo inquérito, Calheiros teria, supostamente, usado o lobista de uma empreiteira para pagar pensão à filha (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2016 às 15h29.

Brasília - O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu hoje (19) retirar da pauta de julgamentos da Corte a denúncia na qual o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), é acusado do crime de peculato.

No início do mês, o ministro liberou o inquérito para julgamento. No entanto, nesta semana, a defesa de Calheiros entrou com um recurso no qual alega que houve uma falha processual na tramitação do processo.

Diante do questionamento, Fachin decidiu remeter a petição para manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

De acordo com o inquérito, Calheiros teria, supostamente, usado o lobista de uma empreiteira para pagar pensão à filha que teve fora do casamento.

Na ação, o presidente do Senado é acusado também de ter adulterado documentos para justificar os pagamentos. O caso veio à tona em 2007 e, desde 2013, está no Supremo.

Na terça-feira (16), Renan Calheiros negou que tenha utilizado dinheiro público para pagamento de pensão à filha e diz que tem pressa em resolver a questão.

“Eu, mais que qualquer um, tenho total interesse que essas coisas se esclareçam. Isso não envolve dinheiro público. Foi um excesso claro, mas é uma questão pessoal que tem que ser preservada”, disse acrescentando "que não há nenhum fato novo, que todas as explicações já foram dadas e que o caso foi exaustivamente discutido”.

Acompanhe tudo sobre:JustiçaMDB – Movimento Democrático BrasileiroPartidos políticosPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosRenan CalheirosSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Proposta sobre fim da jornada 6x1 movimenta redes sociais

Gabarito extraoficial do 2º dia do Enem 2024: veja sites que realizam a correção da prova

Quando sai o gabarito oficial e o resultado do Enem 2024? Veja datas

Enem 2024: saiba quem pode pedir a reaplicação do exame