Brasil

Fachin envia novo pedido de habeas corpus de Lula para 2ª Turma do STF

Defesa de Lula aponta suspeição do juiz Sérgio Moro depois que o magistrado aceitou convite para ser ministro de Bolsonaro

Fachin enviou para análise da 2ª Turma da corte o pedido de habeas corpus feito pela defesa de Lula (José Cruz/Agência Brasil)

Fachin enviou para análise da 2ª Turma da corte o pedido de habeas corpus feito pela defesa de Lula (José Cruz/Agência Brasil)

R

Reuters

Publicado em 6 de novembro de 2018 às 12h52.

Brasília - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin enviou para análise da 2ª Turma da corte o pedido de habeas corpus feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apontando suspeição do juiz Sérgio Moro depois que o magistrado aceitou convite para ser ministro da Justiça e Segurança Pública no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro.

"Indico desde já inclusão na pauta da 2ª Turma para julgamento colegiado", escreveu Fachin em despacho publicado nesta terça-feira sobre o pedido da defesa de Lula, que alega perda da imparcialidade de Moro.

O ministro também solicitou informações à 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba (PR) e ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que condenaram Lula em primeira e segunda instância, respectivamente.

Na segunda-feira, a defesa do ex-presidente entrou com um pedido de habeas corpus no STF com base na suspeição de Moro, alegando a perda da imparcialidade do magistrado para julgá-lo após Moro aceitar o convite para ser ministro de Bolsonaro.

Os advogados alegaram que o juiz estabeleceu "relação de inimizade capital" com Lula e também apontaram interesses "exoprocessuais" de Moro.

A defesa pediu que o STF decrete a nulidade de todos os atos processuais relativos ao processo sobre o tríplex no Guarujá (SP), em que Lula já foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e pelo qual cumpre pena em Curitiba desde abril.

Acompanhe tudo sobre:Edson FachinLuiz Inácio Lula da SilvaPrisõesSergio MoroSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Justiça de Pernambuco determina prisão de Gusttavo Lima em investigação sobre bets

Incêndio atinge mansão no Jardim Pernambuco, no Leblon

Debate no Flow: veja horário, onde assistir ao vivo e quais candidatos vão participar

Boulos tem 28,3%, Marçal, 20,9%, e Nunes, 20,9%, em SP, diz pesquisa AtlasIntel