Brasil

FAB manterá abertura parcial do espaço aéreo yanomami até maio

Restrição a voos começou no dia 1º de fevereiro

A restrição a voos na área começou no dia 1º de fevereiro, como parte da operação Escudo Yanomami 2023 (Fernando Frazão/Agência Brasil)

A restrição a voos na área começou no dia 1º de fevereiro, como parte da operação Escudo Yanomami 2023 (Fernando Frazão/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 13 de fevereiro de 2023 às 10h35.

O Comando Operacional Conjunto Amazônia anunciou hoje (13) a prorrogação, por mais cerca de três meses, da abertura parcial do espaço aéreo sobre as terras yanomami. A restrição a voos na área começou no dia 1º de fevereiro, como parte da operação Escudo Yanomami 2023.

Três corredores humanitários de voo foram abertos no último dia 6, com o objetivo de permitir "a saída coordenada e espontânea das pessoas não indígenas das áreas de garimpo ilegal por meio aéreo", diz nota do Comando Operacional Conjunto.

Prorrogação

A suspensão parcial do bloqueio aéreo vigoraria até hoje, mas o governo decidiu prorrogá-la até 1h da manhã (horário de Brasília) de 6 de maio.

Muitos garimpeiros estão deixando as terras indígenas voluntariamente. Além da saída por avião, que se mostra uma alternativa muito cara, há a possibilidade de deixar da região por meio de barcos que estão circulando pelos rios do território.

Acompanhe tudo sobre:FABYanomamis

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP