Brasil

Exigência de visto peruano deve conter entrada de haitianos no Brasil

Para o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Acre, isso fará com que diminua o número de haitianos que têm se fixado na cidade de Brasileia, fronteira com o Peru

"Com essa medida, os haitianos que estão migrando ilegalmente ficarão retidos nas fronteiras do Peru com a Colômbia e o Equador", disse Nilson Mourão (Getty Images)

"Com essa medida, os haitianos que estão migrando ilegalmente ficarão retidos nas fronteiras do Peru com a Colômbia e o Equador", disse Nilson Mourão (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2012 às 15h16.

Brasília - O governo peruano começou a exigir hoje visto de haitianos que queiram entrar no país. O decreto do presidente Ollanta Humala Tasso está publicado no Diário Oficial do Peru.

A informação foi passada à Agência Brasil pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos do Acre, Nilson Mourão. Segundo ele, a iniciativa peruana fará com que os haitianos que têm migrado para o estado e se fixado na cidade de Brasileia, fronteira com o Peru, seja contida. "Com essa medida, os haitianos que estão migrando ilegalmente ficarão retidos nas fronteiras do Peru com a Colômbia e o Equador".

Mourão acrescentou que a decisão do presidente peruano fatalmente obrigará os governos dos dois países a adotarem providências.

Ele reconheceu que com o endurecimento na fiscalização a rota migratória dos haitianos para o Brasil poderá ter como referencial a cidade de Tabatinga (AM), que faz divisa com Letícia, na Colômbia, apenas por uma ponte. Já é grande o fluxo de haitianos para a cidade amazonense.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilImigraçãoHaitiPeru

Mais de Brasil

Intoxicação por metanol: Polícia de SP prende duas mulheres com uísque falsificado em Dobrada (SP)

Carmen Lúcia defende segurança de urnas eletrônicas e diz que democracia é ‘participação permanente’

Moraes determina quebra de sigilo de perfis em redes sociais após ameaças ao ministro Flávio Dino

Aproximação entre ricos e pobres? Desigualdade de renda cai quase 20% nas metrópoles