Armas: Exército divulgou a lista de armas de fogo e munições que são consideradas de uso permitido a um grupo de categorias (Niall Carson/Getty Images)
Clara Cerioni
Publicado em 15 de agosto de 2019 às 14h12.
Última atualização em 16 de agosto de 2019 às 11h25.
Brasília — O Comando do Exército divulgou a lista de armas de fogo e munições que são consideradas de uso permitido a um grupo de categorias além das já previstas no Estatuto do Desarmamento e as que são restritas a agentes de segurança.
Os modelos foram publicados em uma portaria no Diário Oficial da União desta quinta-feira (15).
Os decretos do presidente Jair Bolsonaro (PSL) sobre a ampliação do porte e do posse de armas haviam determinado que caberia ao Exército fazer a classificação técnica.
O projeto de Bolsonaro está em tramitação no Congresso e deve ser votado na semana que vem na Câmara dos Deputados. A versão enviada pelo governo revogou parte dos decretos anteriores sobre o tema editados pelo próprio presidente.
O texto permite a concessão, por decreto presidencial, de porte de armas de fogo para novas categorias. A votação da urgência foi acordada nesta terça-feira (13), entre os líderes partidários e aprovada na Câmara nesta quarta-feira (14), em votação simbólica.
Veja, a seguir, as listas de munições classificadas como liberadas e restritas pelo Exército.