Brasil

EXAME Política: prisão de deputado que defende AI-5 é teste da democracia

Podcast semanal de EXAME avalia a prisão do deputado federal Daniel Silveira, após ataques ao STF e defesa do ato mais pesado da ditadura

 (Arte/Exame)

(Arte/Exame)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 19 de fevereiro de 2021 às 19h32.

Última atualização em 19 de fevereiro de 2021 às 19h33.

O assunto que estremeceu a semana foi a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL), horas depois dele ter postado um vídeo em suas redes sociais atacando os ministros do Supremo Tribunal Federal e em defesa do AI-5, o ato mais restrito da Ditadura Militar brasileira. A medida foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes e referendada por unanimidade pelos outros dez ministros da corte no dia seguinte.

Em uma política em que a presença de figuras militares é cada vez mais aparente, Daniel Silveira, que é policial militar do Rio de Janeiro e defensor do presidente Jair Bolsonaro, precisou responder criminalmente por ataques contra a democracia. Nesta sexta-feira, 19, a Câmara dos Deputados avalia se mantém a prisão de Silveira.

Bolsonaro, capitão do exército, tenta se manter afastado das polêmicas que envolvem o caso. Mas nesta semana também publicou decretos que ampliam o acesso a armas. Estes dois assuntos e a agenda econômica são alguns dos temas tratados no mais recente episódio do podcast EXAME Política, publicado nesta sexta-feira, 19.

O podcast semanal é mediado pela editora de Macroeconomia de EXAME, Fabiane Stefano, e conta com a participação do Maurício Moura, fundador do IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública, e professor da Universidade George Washington, além de Rafael Cortez, cientista político e sócio da Tendências Consultoria.

Na avaliação de Cortez, o episódio é um momento em que a democracia é colocada em teste. “Estamos testando uma das dimensões fundamentais do sistema democrático, que é o sistema de freios e contrapesos no país. É uma agenda de proteger a democracia contra si mesma”, diz.

Maurício Moura coloca no debate o militarismo dentro da política brasileira, que é um fenômeno que tem aumentado. “Cada vez mais pessoas com patentes têm sido eleitas para o Congresso, independentemente da corrente política. O partido que vem crescendo é o ‘Partido de Polícia’ e isso tem implicações que a gente está analisando e vivendo”, diz.

O podcast EXAME Política vai ao ar todas as sextas-feiras com os principais temas da política brasileira. Clique aqui para ver o canal no Spotify, ou siga em sua plataforma de áudio preferida, e não deixe de acompanhar os próximos programas.

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosSupremo Tribunal Federal (STF)CongressoJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Explosão provoca destruição em imóveis e deixa feridos na Zona Leste de SP

Chuva forte e novos temporais são esperados para fim de semana no Paraná

Lula cobra empenho de ministros na aprovação de projetos para segurança

Barroso lista três 'virtudes' que espera de seu substituto no STF