Brasil

Ex-secretário da Saúde do Rio tentou destruir provas, diz MPF

Imagens mostraram Côrtes recebendo um suposto aviso sobre a prisão e sua possível tentativa de destruir ou ocultar provas

Sérgio Côrtes: ele foi denunciado em maio por tentativa de obstrução da Justiça (./Divulgação)

Sérgio Côrtes: ele foi denunciado em maio por tentativa de obstrução da Justiça (./Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 22 de junho de 2017 às 22h49.

Rio - Preso desde 11 de abril pela Polícia Federal (PF) e acusado de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa e tentativa de obstrução da Justiça, o ex-secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro Sérgio Côrtes foi avisado de sua prisão horas antes de ser detido e tentou destruir ou ocultar provas, afirma o Ministério Público Federal.

Por isso Côrtes foi denunciado em maio por tentativa de obstrução da Justiça. Nesta quinta-feira (22), a TV Globo divulgou imagens que mostram Côrtes recebendo um suposto aviso sobre a prisão e sua possível tentativa de destruir ou ocultar provas.

Em gravação de uma câmera de vigilância, o ex-secretário de Saúde aparece nu, em sua casa, olhando para o próprio celular.

Ele supostamente lia uma mensagem. Em seguida corre para pegar uma mochila onde, segundo o MPF, estariam guardados documentos comprometedores para Côrtes.

A suposta tentativa, no entanto, foi malsucedida. Agentes da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e da Receita Federal apreenderam o conteúdo da mochila, que não foi detalhado.

As imagens, exibidas pelo noticioso "RJTV 2ª Edição", também mostram o ex-secretário recebendo seu advogado, na noite anterior à prisão.

Preso na Operação Fratura Exposta, Côrtes é acusado de integrar uma quadrilha que fraudava licitações e cobrava propina para empresas fecharem contratos com o governo do Estado do Rio.

Consultada nesta quinta-feira, 22, pela reportagem, a assessoria do ex-secretário não quis se manifestar sobre as imagens exibidas pela TV Globo.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoMinistério PúblicoPolícia FederalPolíticosPrisõesRio de JaneiroSaúde

Mais de Brasil

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua

STF forma maioria para manter prisão de Robinho