Brasil

Ex-presidente chilena assina carta de apoio à candidatura de Lula

A carta, dirigida ao Poder Judicial brasileiro, reúne as assinaturas de 43 personalidades da esquerda chilena

Ex-presidente socialista Michelle Bachelet assinou uma carta de apoio à candidatura presidencial do ex-presidente Lula (Jeanty Junior Agustin/Reuters)

Ex-presidente socialista Michelle Bachelet assinou uma carta de apoio à candidatura presidencial do ex-presidente Lula (Jeanty Junior Agustin/Reuters)

A

AFP

Publicado em 10 de julho de 2018 às 12h45.

A ex-presidente socialista Michelle Bachelet assinou, com outros dirigentes da esquerda chilena, uma carta de apoio à candidatura presidencial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso por corrupção.

A carta, dirigida ao Poder Judicial brasileiro, na qual se faz "uma defesa pela democracia", reúne as assinaturas de 43 personalidades da esquerda chilena, entre elas Maya Fernández, presidente da Câmara de Deputados e neta do ex-presidente Salvador Allende.

"Consideramos que uma eleição presidencial sem Lula como candidato poderá ter sérias impugnações de legitimidade e aprofundariam ainda mais a crise política que o Brasil tem de superar", afirma a carta.

O texto pede ao Poder Judicial brasileiro que se "garanta o respeito à Constituição, permitindo a inscrição de Lula como candidato presidencial. A democracia brasileira exige. Os democratas chilenos também".

Acompanhe tudo sobre:ChileLuiz Inácio Lula da SilvaMichelle BacheletEleições 2018

Mais de Brasil

‘Sextou do metanol’: em São Paulo, bares ficam vazios com temor sobre intoxicação

Crise do metanol: quem não comprovar de onde vem sua bebida não poderá operar, diz Tarcísio

Metanol em SP: veja em quais regiões as pessoas foram intoxicadas

Quanto custa a inscrição da FUVEST? Prazo acaba amanhã; tire suas dúvidas